Foto: Reprodução/Internet

Ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, critica o primeiro-ministro de Israel por ‘ditar o que o presidente Trump pode ou não fazer em sua diplomacia’ com o país persa

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, acusou Israel, nesta segunda-feira (5), de querer arrastar os Estados Unidos para uma “catástrofe” no Oriente Médio e alertou contra qualquer tentativa de guerra contra seu país. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está “INTERFERINDO diretamente no governo americano para ARRASTÁ-LO para outra CATÁSTROFE em nossa região”, escreveu Araghchi na rede social X, destacando algumas palavras em letras maiúsculas.

O Irã declarou que considera estas exigências como uma linha vermelha nas negociações e Araghchi acusou o premiê israelense de “DITAR o que o presidente Trump pode ou não fazer em sua diplomacia” com o país do Oriente Médio. O chanceler iraniano citou o apoio inabalável dos EUA a Israel em sua guerra na Faixa de Gaza contra o grupo islamista Hamas, mas também os ataques americanos contra os rebeldes huthis do Iêmen.

Este grupo insurgente pró-Irã, que controla vastas regiões do território iemenita, frequentemente ataca alvos em Israel e embarcações no mar Vermelho, uma campanha que afirma defender em apoio aos palestinos de Gaza. Segundo Araghchi, “o apoio MORTAL ao genocídio de Netanyahu em Gaza” e a guerra travada em seu nome no Iêmen “não trouxeram NADA para o povo americano”, disse em uma mensagem alertando frente a qualquer “erro contra o Irã”.

*Com informações da AFP