Foto: Marços Lima

Dirigentes classistas do segmento esportivo e o secretário de Esporte, Juventude e Lazer da Paraíba, Lindolfo Pires, se reuniram na manhã desta segunda-feira, na sede da secretaria na Vila Olímpica Parahyba (antigo Dede), em João Pessoa. O encontro foi com vistas aos acontecimentos que vêm acontecendo há um bom tempo nos estádios oficiais do governo. Aqui em João Pessoa, no Almeidão, e em Campina Grande, no estádio Amigão.

Na oportunidade, o secretário Lindolfo Pires recebeu o presidente da Associação Paraibana de Imprensa (ACEPB), Ailton Cavalcanti, e dos diretores da entidade Marcos Lima, Gilson Alves e Demócrito de Assis, do associado Luiz Antônio Fontes e do assessor do secretário Stefano Wanderley.

A pauta  foi apresentada pela classe de profissionais do segmento esportivo, por meio de representantes da ACEPB,  da Associação Paraibana de Cronistas Esportivos – APBCE, da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinegrafistas da Paraíba – ARFOC-PB, com referendo das entidades Associação Paraibana de Imprensa – API, Associação Campinense de Imprensa – ACI, Associação de Mídia Digital – AMIDI, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba – SINDJOR-PB e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado da Paraíba – STERT-PB.

Na ocasião, foi protocolado um ofício com todas as reivindicações da categoria.

Dois pontos cruciais, aqui em João Pessoa, no Almeidão, a imprensa esportiva vem sofrendo restrições por parte da BELO SAF, no tocante ao estacionamento e às cabines de imprensa. Espaços conquistados há mais de 50 anos. Em Campina Grande, o setor de Cabines vem sendo restringido pelo administrador do estádio Amigão, tirando o direito dos profissionais em dias de jogos. Que seja devolvido e estabelecido o uso exclusivo da imprensa.

O secretário Lindolfo Pires ouviu e reconheceu o direito da imprensa conquistado há mais de meio século (50 anos), e ficou de convidar o executivo Alexandre Galo, da BELO SAF, para esclarecer estes fatos, mesmo porque não existe nenhum acerto de que a SAF venha a assumir o estádio, nos dias de jogos.

“Reconhecemos a importância dos profissionais de imprensa. O nosso objetivo é garantir seus direitos e conforto aos cronistas esportivos”, declarou o secretário.

O presidente Ailton Cavalcanti agradeceu a recepção do secretário Lindolfo Pires e enalteceu o bom senso que, segundo ele, pautou toda a discussão durante o encontro. “Muito produtivo e importante este encontro. O bom senso deve prevalecer”, enfatizou.

Pauta completa, veja no link abaixo.

1 – OFICIO Nº 04 – ACEPB – 25.04.2025

Disciplinar o acesso dos profissionais de imprensa credenciados para trabalhar na cobertura dos jogos foi o assunto da pauta do encontro. Outra questão diz respeito às cabines de imprensa e às vagas de veículos no local, no estacionamento reservado à imprensa. E as cabines de imprensa no estádio Amigão em Campina Grande, que estão sendo tiradas dos profissionais o direito de uso nos dias de jogos.

Reivindicações

A classe apresentou os fatos negativos que vem acontecendo nos estádios da paraíba, ao tempo em que solicitou que a Secretaria tome providências no sentido de colocar ordem, discipline, e estabeleça o que a BELO SAF, tem direito de uso nos dias de jogos no Almeidão. Afinal, a Secretária é o órgão responsável pela condução e manutenção dos equipamentos esportivos no estado.

Em resumo, pediu o restabelecimento da a área de estacionamento reservada à aos clubes em dia de jogos, no caso da BELO SAF (lado esquerdo da entrada), acesso ao campo de jogo (gramado e seu entorno), cadeiras, arquibancadas (sol e sombra) e área vip no segundo pavimento, bilheterias, portões de entradas e vestiário a SAF destinada a considera nº 1, desde a época da abertura do estádio há 50 anos, entregue aos clubes.

Por Redação do RWN360.COM.BR