Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

CÂMARA FEDERAL: Comissão de Defesa do Consumidor analisa proibição da propaganda de serviços sexuais em competições esportivas

ByRWN - Redação

maio 20, 2025 #analisa proibição, #Câmara Federal, #Comissão, #competições esportivas, #Defesa do Consumidor, #propaganda, #serviços sexuais
Foto: Reprodução/Internet

 

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados analisa projeto que proíbe a veiculação de propaganda de serviços sexuais, acompanhantes ou prostituição em competições esportivas (3660/24). De acordo com o autor da proposta, deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), o objetivo da medida é proteger crianças e adolescentes da exposição a conteúdos inadequados a sua idade e maturidade emocional.

Pastor Henrique Vieira afirma que a propaganda de serviços sexuais tem sido frequente durante a transmissão de jogos. Como a classificação desse tipo de programa é livre, as crianças e os adolescentes também assistem aos conteúdos. Na opinião do deputado, a veiculação da publicidade desses serviços pode levar meninos e meninas a acessarem as páginas das empresas na internet.

Relator do texto na Comissão do Esporte, que aprovou o projeto, o deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) afirma que a legislação não pode permitir a utilização do esporte para finalidades que podem levar a violações de direitos humanos.

“A proibição é meritória, pois abrange estádios, arenas e ginásios esportivos, em jogos e competições organizadas pelas entidades de administração do esporte. De fato, não se pode transigir com o uso do esporte, que se dedica ao congraçamento, à promoção da ética desportiva, ao estímulo de atividades físicas, bem como o lazer do público, para finalidades que lhe escapam e que constituem potenciais violações graves de direitos humanos.”

Pastor Henrique Vieira argumenta ainda que a veiculação de propaganda de serviços sexuais durante os eventos esportivos contradiz os esforços do governo brasileiro para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. O parlamentar lembra que a exposição a material impróprio em si já consiste em uma forma de violência sexual.

Por sugestão do relator, deputado Julio Cesar Ribeiro, a autoridade responsável pelo esporte será responsável por organizar os registros de denúncias e reclamações e encaminhar o material para apuração. O texto apresentado por Pastor Henrique Vieira atribuía essa competência à ouvidoria do Ministério do Esporte.

LEIA TAMBÉM  CÂMARA FEDERAL: Projeto aprovado prevê pensão para vítimas de tentativa de feminicídio que ficaram incapacitadas para o trabalho

A proposta determina ainda que os infratores ficarão sujeitos à suspensão das atividades desportivas e a multas calculadas conforme a condição econômico-financeira da empresa. O total arrecadado será destinado ao Fundo Nacional da Criança e do Adolescente.

Se aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves

Navegação de Post

Presidente Lula assina decreto que proíbe educação a distância para medicina, direito, psicologia e outros
Governo rastreia e destrói ovos de granja com foco de gripe aviária para conter disseminação do vírus
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Brasil

Por que Brasil não classifica facções criminosas como grupos terroristas?

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Mundo

Suprema Corte dos EUA permite que governo Trump remova status de proteção de 350 mil venezuelanos

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Mundo

Venezuela suspende voos com Colômbia após denunciar chegada de ‘mercenários’

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Governo rastreia e destrói ovos de granja com foco de gripe aviária para conter disseminação do vírus

20 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.