Foto: Reprodução/Internet

 

No total, os Estados Unidos enviaram mais de 200 imigrantes, a maioria venezuelanos, para uma prisão de segurança máxima, acusando-os de pertencer a uma gangue criminosa

A Suprema Corte dos Estados Unidos ordenou neste sábado (19) a suspensão da expulsão de venezuelanos até novo aviso, em resposta aos recursos de emergência apresentados ontem por uma organização que denuncia que o governo de Donald Trump está tentando expulsar mais imigrantes para El Salvador. O Supremo americano bloqueou a expulsão de venezuelanos detidos em um centro de imigrantes no Texas sob a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798, que só foi usada em tempos de guerra.

O governo dos EUA chegou a um acordo com o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, para enviar imigrantes detidos nos EUA para o Centro de Confinamento de Terrorismo (Cecot), uma prisão de segurança máxima acusada de abusos de direitos humanos. No total, os EUA enviaram mais de 200 imigrantes, a maioria venezuelanos, para esta prisão, acusando-os de pertencer ao Tren de Aragua, uma gangue criminosa transnacional que foi criada em uma prisão venezuelana.

*Com informações da EFE