Foto: Reprodução/Internet

Ministro das Relações Exteriores da Rússia declarou que autoridades russas e americanas estão organizando um encontro para discutir a retomada da Iniciativa do Mar Negro e os entraves ao funcionamento das embaixada

    Nesta terça-feira (1), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que autoridades da Rússia e dos Estados Unidos estão organizando uma nova reunião para discutir temas sensíveis, como a retomada da Iniciativa do Mar Negro e os entraves ao funcionamento das embaixadas. O anúncio foi feito após uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, na qual Lavrov abordou a evolução das relações com Washington.
    Em relação à Iniciativa do Mar Negro, o ministro disse que a Rússia reconhece a disposição dos Estados Unidos em remover os obstáculos criados por sanções unilaterais ilegais, mas cobrou medidas mais concretas: “Agora, não queremos mais promessas vazias, mas sim acesso garantido aos portos, condições normais de frete e seguro”.
    Lavrov também falou sobre as restrições ao funcionamento das embaixadas em Moscou e Washington. Ele responsabilizou a administração Obama pelos entraves e disse que Moscou apenas reagiu com “reciprocidade”. Ele mencionou uma reunião já realizada em Istambul e a preparação de um segundo encontro. “Vemos sinais de progresso”, afirmou, sem dar detalhes.

    A Rússia afirmou que denunciou aos Estados Unidos o bombardeio ucraniano à sua infraestrutura energética. Vladimir Putin, presidente da Rússia, relatou as supostas “violações” cometidas pela Ucrânia durante uma reunião do Conselho de Segurança russo. Segundo Lavrov, eles transmitiram uma lista de violações ao assessor para a Segurança Nacional dos Estados Unidos, Mike Waltz.

    *Com informações do Estadão Conteúdo e da AFP