Foto: Reprodução/Internet

Entenda o significado do período dos quarenta dias para os cristãos

A Quaresma, período que antecede a Páscoa e que é a preparação dos cristãos, é marcada por práticas de penitência como jejum, oração e caridade. Ao iniciar, o momento marca quarenta dias dedicados à alguma dessas contrições citadas.

Nesta época do ano, a Igreja Católica sugere essas três atitudes para que os cristãos possam se preparar durante a quaresma e buscar mais proximidade com Deus.

Esses dias são usados para recorda o tempo que Jesus passou no deserto, enfrentando tentações. Por conta disso, muitos fiéis aproveitam para intensificar as orações, rezar o terço diariamente ou até se reunir virtualmente às 4h da manhã para rezar. Outros escolhem renunciar a hábitos do dia a dia, como consumir refrigerantes, bebidas alcoólicas ou reclamar de alguma situação.

Porém o fim da Quaresma ainda é confundindo pro algumas pessoas. Iniciada na Quarta-feira de Cinzas, que em 2025 a data foi dia 5 de março, o fim se dá em 17 de abril, na Quinta-feira Santa, e não do domingo de Páscoa como muitas pessoas pensam.

Com o fim desses quarenta dias tem início um novo período, o chamado tríduo pascal, que compreende a sexta-feira santa, o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa.