Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Presidente da Câmara Hugo Motta prevê votação de Projeto com medidas contra tarifas de outros países

ByRWN - Redação

abr 2, 2025 #com medidas contra, #Hugo Motta, #Presidente da Câmara, #prevê votação de Projeto, #tarifas de outros países

Foto: Reprodução/Internet

O projeto que concede anistia aos golpistas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 (PL 2858/22) divide os principais partidos do governo e da oposição na Câmara. Enquanto a oposição promete obstruir os trabalhos até o texto entrar na agenda de votações, o governo quer priorizar o projeto de reciprocidade, a isenção do imposto de renda e a votação da PEC da Segurança Pública.

O líder do PT, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que a urgência da proposta de anistia não será pauta e defendeu que a prioridade nesta semana seja a votação do projeto que trata de medidas de reciprocidade do governo brasileiro a ações de países ou blocos que dificultem a atuação dos produtos nacionais em mercados estrangeiros (PL 2088/23). O texto foi aprovado no Senado.

Lindbergh afirmou ainda que a oposição não tem as assinaturas para votar o requerimento de urgência. Segundo o líder, essa pauta não interessa ao Parlamento e as bancadas não vão apostar numa proposta inconstitucional e que pode abrir uma crise institucional.

“As lideranças sabem que essa pauta paralisa o País e arrasta para uma crise institucional e, além disso, é uma matéria inconstitucional. Não é passível de anistia crimes contra o estado democrático de direito.”

Além de buscar votos para tentar aprovar o projeto da anistia aos condenados pela tentativa de golpe de estado, o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anunciou que o partido vai entrar com um pedido de sustação da ação penal que corre no STF contra o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ). O parlamentar se tornou réu no Supremo Tribunal Federal junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro por envolvimento na tentativa de golpe de estado por unanimidade da primeira turma do Supremo.

LEIA TAMBÉM  Hugo Motta diz ter chegado a acordo com Glauber Braga para que deputado encerre greve de fome

“Em nenhum momento o partido vai abrir mão das prerrogativas constitucionais do artigo 53 na proteção de um homem probo, que sempre prestou seus serviços como delegado a policia federal e sem mancha na sua história”.

Bolsonaro e os outros sete réus, incluindo Ramagem, responderão a acusações por cinco crimes: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

A possibilidade de sustar a ação penal contra o deputado é prevista na Constituição. Segundo o texto constitucional, o pedido de sustação terá de ser analisado pelos deputados no prazo de 45 dias do seu recebimento.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier

Navegação de Post

Novas regras para emissão de notas fiscais por MEIs começam a valer nesta terça
Brasil amplia mercado para carne bovina com abertura do Vietnã
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Mundo

Casos de febre amarela triplicaram nos países americanos em 2025, diz OMS; Brasil lidera

21 de maio de 2025 RWN - Redação
Esportes

Tudo parece mais difícil para o Botafogo-PB na Série C

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Política

Triunvirato em ruínas: Walber critica Cabo Gilberto por tentativa de reaproximação com Nilvan

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Paraíba

Na Paraíba: lei que destina couvert artístico exclusivamente a músicos vai parar na justiça

20 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.