Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Presidente da Câmara diz que decisão sobre a segurança pública é prioridade

ByRWN - Redação

abr 7, 2025 #diz que decisão sobre, #é prioridade, #Presidente da Câmara, #Segurança Pública
Foto: Reprodução/Internet

 

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que é preciso enfrentar o problema da segurança pública e ressaltou que o tema é a grande preocupação da sociedade brasileira. Para Motta, é preciso discutir qual modelo de segurança pública deve ser implantado para enfrentar o poder organizado das facções criminosas. Ele informou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, vai entregar amanhã aos líderes partidários a Proposta de Emenda à Constituição que reorganiza o sistema de segurança pública brasileiro. Motta falou sobre o assunto em evento da Associação Comercial de São Paulo.

“Excepcionalizamos gastos para tudo e por que não fazemos isso para segurança? O cidadão quer resolver e discutir o problema de fato e quer uma resposta: se o estado for pra cima com os instrumentos que temos, como o grau de inteligência, cruzando as informações atacando onde estão os financiamentos do crime, duvido que não se resolva o problema.”

Hugo Motta defendeu a pacificação nacional para enfrentar a radicalização política no País. Segundo ele, a pauta da anistia é uma manifestação válida, mas não é se distanciando das instituições que o Brasil vai encontrar a saída para os problemas. Motta pontuou que é preciso, no entanto, sensibilidade para corrigir algum exagero que esteja acontecendo em relação às penas dos envolvidos nos atos de vandalismo em 8 de janeiro. E também defendeu responsabilidade para não aumentar a crise institucional.

“Não vamos ficar restritos a um só tema, vamos levar essa decisão do colegiado de líderes, vamos conversar com o Senado, e conversar com os Poderes Judiciário e Executivo para que uma situação de pacificação possa ser dada. Aumentando uma crise não vamos resolver esses problemas não, não embarcaremos nisso.”

LEIA TAMBÉM  Presidente da câmara afirma que Projeto sobre aborto será debatido por comissão no segundo semestre

Hugo Motta também destacou que é preciso aprimorar o sistema politico brasileiro a partir de uma mudança no sistema eleitoral. Motta defende o voto distrital misto para que a Câmara dos Deputados seja mais representativa. Pela proposta em andamento na Casa (PL 9212/17), o eleitor passa a votar diretamente em um candidato para representar seu distrito e também em um partido de sua preferência, unindo os sistemas distrital e o proporcional.

Em sua fala, o presidente Hugo Motta também questionou o que chamou de exageros de incentivos fiscais que o País concede a diversos setores da economia. Segundo ele, esses incentivos estão em cerca de R$ 600 bilhões de reais e precisam ser revistos.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier

Navegação de Post

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira
Governo Federal publica portaria com novas regras para viagens de Janja
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Esportes

23 de maio de 2025 RWN - Redação
Esportes

Belo SAF-PB divulga preço dos ingressos para jogo contra o Retrô-PE

23 de maio de 2025 RWN - Redação
Esportes

Treze faz último treino antes de viagem para enfrentar o Santa Cruz-RN

23 de maio de 2025 RWN - Redação
Esportes

CBF AGONIZANDO: Eleições, crise e ameaça de não disputar a Copa do Mundo de 2026

23 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.