Cobra Coral estreia com vitória diante do Galo da Borborema na Série D

No começo da jornada para sair da Quarta Divisão, o Santa Cruz vence o Treze-PB, por 1 a 0, neste domingo (20), no estádio Amigão, em Campina Grande, pela primeira rodada do Grupo A3 do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória coral foi marcado por Israel, no segundo tempo.

Com o resultado positivo, a Cobra Coral aparece em 2º lugar, com três pontos. O Galo da Borborema ocupa a penúltima posição da tabela. O próximo compromisso do Santa Cruz será contra o Horizonte-CE, no domingo (27), às 15h, no estádio do Arruda. Já o Treze-PB encara o América-RN, no sábado (26), às 16h30, na Arena das Dunas.

Como foi o jogo
A tônica inicial do confronto foi o Treze-PB tentando impor sua força como mandante. Com maior domínio da posse, o Galo da Borborema utilizava lançamentos longos, buscando explorar o jogo aéreo e os arremates de média distância do meia Dione. Já o Santa Cruz adotava uma postura mais cautelosa, muitas vezes recuado em seu setor defensivo. A Cobra Coral foi praticamente nula no campo ofensivo na etapa inicial – tendo apenas uma chance com Thiago Galhardo, que não conseguiu finalizar bem após um escanteio.
A melhor chance do primeiro tempo foi do Alvinegro paraibano. Em uma bela jogada articulada por Arthurzinho, que tabelou com Gaia, o meia finalizou com perigo e exigiu uma grande defesa de Felipe Alves.
Ainda na etapa inicial, o técnico Marcelo Cabo precisou fazer uma substituição forçada no time tricolor. O volante Pedro Favela, advertido com um cartão amarelo logo nos primeiros minutos, quase foi expulso após uma entrada dura — gerando muita reclamação por parte da equipe paraibana.
Segundo tempo
O Santa Cruz voltou para o segundo tempo com uma alteração: saiu o meia João Pedro e entrou William Jr. No entanto, a postura da equipe permaneceu apática, apostando no jogo reativo. O Treze-PB, por outro lado, seguia pressionando no campo de ataque, com destaque para o camisa 10 Dione, sempre participativo nas ações ofensivas.
O técnico Felipe Surian, do Galo da Borborema, também promoveu mudanças e apostou na experiência do centroavante Pipico — acionando a famosa ‘lei do ex. O ex-jogador tricolor chegou a ter chance de marcar, mas foi parado pelo goleiro Felipe Alves.
Em um raro momento de ataque tricolor, o zagueiro Matheus Vinícius avançou com liberdade, arriscou o chute de longa distância, mas a bola saiu pela linha de fundo, sem perigo para o gol alvinegro
O Galo da Borborema teve duas boas oportunidades para abrir o placar. Na primeira, Van arriscou um chute forte de fora da área, mas Felipe Alves apareceu mais uma vez para salvar a Cobra Coral. Na sequência, Cesinha finalizou com potência, e a bola balançou a rede pelo lado de fora — o que chegou a enganar parte da torcida alvinegra, que comemorou achando que fosse gol.
Quando o momento era de críticas e a equipe coral parecia abaixo, veio o gol tricolor. Após cruzamento de Rodrigues, Israel apareceu bem na área e cabeceou firme, o goleiro Igor Rayan até tentou defender, mas a bola foi morrer no fundo das redes: 1 a 0. A Cobra Coral ainda cobrou uma penalidade sofrida por Israel, mas o árbitro não assinalou. Na reta final, a Cobra Coral segurou a pressão e confirmou a vitória na estreia da Série D.
Ficha técnica do jogo:
 
TREZE-PB: Igor Rayan; Van, Carlos Henrique, Renan Diniz e Arthurzinho (Matheus Maranguape); Wellington Cézar, Rodrigo Gaia (Karl) e Dione (Coutinho); Cesinha, Flavinho (Lucas Venuto) e Schutz (Pipico). Técnico: Felipe Surian.
SANTA CRUZ: Felipe Alves; Toty, Matheus Vinícius, Eurico e Rodrigues; Pedro Favela (Gabriel Galhardo), Wagner Balotelli (William Alves) e João Pedro (William Jr); Thiaguinho (Israel), Geovany (João Diogo) e Thiago Galhardo. Técnico: Marcelo Cabo.
Local: Estádio Amigão, em Campina Grande
Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
Assistentes: Wlademir Cunha Mendes e Gleydson Francisco (ambos da PB)
Gol: Israel (38’/2º) (S)
Cartões amarelos: Pedro Favela, Matheus Vinicius, Gabriel Galhardo (S);
Com informações do DP Esportes