Foto: Reprodução/wscom

Por Walter Santos

Pela primeira vez na história na Universidade Federal da Paraíba, o laboratório de checagem da Informação denominado ALUMIA reuniu nas presenças da reitora Terezinha Domiciano, a vice reitora Mônica Nobrega e a pró reitora de Extensão, Bernardina, representantes de instituições do mercado de comunicação ( API, AMID, Sindicato dos Jornalistas), MPF, departamentos da universidade, entidades da sociedade, etc para anunciar a criação a Rede Paraibana de Combate à Desinformação.

Depois de mais de 1 hora de conversações, a reitora Terezinha Domiciano considerou a importância do ALUMIA muito além da UFPB porque garante serviço de checagem de notícias de impacto na sociedade civil paraibana e brasileira com alta qualidade.

Na oportunidade, o professor universitário e integrante do ALUMIA, Dinarte Varela, propôs diante do quórum qualificado que fosse criado a Rede Paraibana de Combate à Informação.

A reitora garantiu esforço da gestão para atrair recursos visando ampliar as bolsas para estagiários, reforçou a sintonia com o governo do estado e prefeitura de João Pessoa visando reforçar as ações do laboratório.

Ainda ficou decidido pela criação de comitê ampliado reunindo professores e representantes do mercado de comunicação e entidades civis para novas fases do laboratório.

O representante do MPF, Procurador José Godoy, presente no encontro destacou os resultados da reunião em torno do ALUMIA criado com participação da AMID, API, DECOM, DEJOR, CI e Secretaria de Ciência 3 Tecnologia da PMJP.

Com informações do wscom.com.br