Foto: Reprodução/SECOM-PB
Ogovernador João Azevêdo manteve, nesta quinta-feira (3), em Brasília, audiência com o advogado-geral da União, Jorge Messias, ocasião em que foi discutida a possibilidade de acordo em ação judicial referente ao pagamento de valores devidos pela União ao Estado da Paraíba relacionados ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A reunião foi acompanhada pelo procurador-geral do Estado, Fábio Brito.
A ação, que tramita na Justiça Federal da Paraíba, busca o pagamento de recursos que não foram devidamente repassados ao Estado devido a erros de cálculo no valor mínimo anual por aluno, durante a vigência do Fundo.
“A reunião representa um importante passo nas tratativas para resolver essa questão que se prolonga há anos, que visa garantir recursos fundamentais para a educação paraibana”, explicou o chefe do Executivo estadual.
Outros estados brasileiros já firmaram acordos semelhantes com a União, o que gera expectativas positivas para a resolução do caso paraibano.
Também estiveram presentes à reunião o secretário executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes; e o chefe de Gabinete do governador, Ronaldo Guerra.
Ainda em Brasília, o governador João Azevêdo prestigiou o evento ‘O Brasil Dando a Volta por Cima’, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, oportunidade em que foi apresentado um balanço das principais entregas do Governo Federal nos dois primeiros anos da atual gestão.