Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que suas tropas continuarão a controlar partes do enclave, mesmo após a queda do Hamas
As Forças Armadas de Israel intensificaram sua presença na Faixa de Gaza, ocupando aproximadamente 50% do território palestino desde o início do conflito no mês passado. Observadores notaram que a zona-tampão estabelecida pelos militares se expandiu, passando de pouco mais de 1 km para até 3 km em algumas áreas. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que suas tropas continuarão a controlar partes do enclave, mesmo após a queda do Hamas. De acordo com informações do Hamas, o número de mortos já ultrapassou 50 mil, com mais de 1.350 vítimas desde o reinício das hostilidades, incluindo cerca de 500 crianças. Um ataque aéreo em Khan Younis atingiu um acampamento de jornalistas, resultando na morte de um repórter e ferindo outros profissionais.
Organizações internacionais têm denunciado a grave situação de fome em Gaza, agravada pela restrição à entrada de ajuda humanitária. Em um episódio trágico, 15 trabalhadores humanitários foram mortos por soldados israelenses em Rafah. O governo de Israel reconheceu um “erro” e prometeu investigar o ocorrido. O Crescente Vermelho Palestina informou que as autópsias indicaram sinais de execução, levando a Alemanha a exigir uma investigação imediata sobre o caso.A pressão para uma desescalada do conflito vem de diversas fontes, tanto internas quanto externas. Movimentos políticos palestinos convocaram uma greve geral em resposta à situação. O presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou apoio a um plano de reconstrução para Gaza, mas enfatizou que o Hamas não deve ter qualquer papel na administração da região. Netanyahu também se reuniu com autoridades em Washington para discutir a guerra em Gaza e as relações entre Israel e os Estados Unidos. Durante a visita, ele ressaltou o apoio da administração Trump, que foi menos crítica em relação às ações israelenses, em contraste com a postura da administração Biden.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.