Foto: Reprodução/Internet

Intenção de deputados é apurar irregularidades envolvendo benefícios de aposentados e pensionistas

A oposição ao governo Lula na Câmara iniciou a coleta de assinaturas para abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e investigar o esquema de fraude ligado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) revelado nesta semana.

A proposta é encabeçada pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e, até esta sexta-feira (25), contava com assinatura de 87 deputados. Para ser protocolado na Câmara, o pedido depende do apoio de 171 parlamentares.

No requerimento, Chrisóstomo cita que as indicações apontam para desvios superiores aos R$ 6,3 bilhões em processo ligado ao desvio de aposentadorias. O alto valor, segundo o deputado, coloca o tema como importante para investigação entre parlamentares.

“Estamos falando de idosos, pessoas em cadeira de rodas, gente que não consegue sequer sair da cama. Estamos falando de um roubo bilionário contra os que mais precisam“, disse. “Precisamos investigar todos os envolvidos nesse esquema criminoso contra o INSS”, completou.

Mesmo se alcançar as 171 assinaturas, um avanço da CPI depende de decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) para ser formalmente instalada.

Com informações do R7