Foto: Reprodução/Internet

Os especialistas analisaram o lance e chegaram à conclusão unânime de que a marcação do pênalti foi equivocada para o clube paulista

A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou um parecer técnico do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) que confirma um erro na marcação de pênalti contra o Sport na partida contra o Palmeiras, realizada no último domingo, na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O gol resultante da penalidade decretou a vitória da equipe paulista por 2 a 1.

Os especialistas Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Meira Ricci analisaram o lance  e chegaram à conclusão unânime de que a marcação do pênalti foi equivocada. O incidente ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando o lateral-direito Matheus Alexandre fez um contato com o meia Raphael Veiga. Para os árbitros do CCEI, Matheus Alexandre tocou claramente a bola, e o contato posterior foi “leve e inevitável”, sem justificativa para a marcação da infração.
“O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração. O contato é acidental, consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante, desequilibrando-o e causando a queda”, diz o parecer do comitê, que ainda destaca que a situação deveria ter sido revisada com a ajuda do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR).
Diante do erro confirmado, a CBF decidiu afastar por tempo indeterminado o árbitro principal da partida, Bruno Arleu de Araújo, e o árbitro de vídeo, Rodrigo Nunes de Sá. A decisão foi tomada com base no parecer do CCEI, e a Comissão de Arbitragem da entidade responsabilizou os dois profissionais pelo erro.
O Sport, indignado com a derrota, anunciou que entrará com uma representação formal junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pedindo uma investigação sobre a conduta dos árbitros.
Com informações do EsportesDP