Foto: Reprodução/Internet

 

Esse é o quarto avião com imigrantes deportados que chega ao país dede o começou de ano; ao chegarem em território nacional, os repatriados recebem alimentação, água, orientações para regularizar os documentos e apoio logístico para retornar a suas cidades de origem

Chegou neste sábado (15) o voo com mais de 135 brasileiros repatriados dos Estados Unidos. Esse é o quarto avião com imigrantes deportados que chega ao país dede o começou de ano. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Fortaleza, onde as pessoas receberam os primeiros atendimentos, e depois desembarcou no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Minas Gerais costumava ser o destino dos voos com deportados dos Estados Unidos, pois também é origem de boa parte dos imigrantes, mas o governo decidiu mudar a rota para reduzir o tempo que os brasileiros passam algemados depois que o tratamento dado aos imigrantes abriu uma crise diplomática entre Brasília e Washington. As algemas foram retiradas já na parada em Fortaleza. Ao chegarem no país, os repatriados recebem alimentação, água, orientações para regularizar os documentos e apoio logístico para retornar a suas cidades de origem. No aeroporto de Confins, uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais e psicólogos estava à disposição dos deportados.

Com o voo deste sábado, o total de repatriados dos Estados Unidos desde o começo do ano chega a 498, segundo informações do governo. O País tem recebido deportados com frequência desde 2018, em acordo com os EUA para reduzir o tempo que os brasileiros ficam detidos por imigração ilegal. Dentre os deportados, dois foram presos pela Polícia Federal já na parada em Fortaleza por estarem com mandado de prisão em aberto no Brasil: um, de Rondonópolis (MT), foi condenado por homicídio e porte ilegal de arma; outro, de Contagem (MG), cometeu um roubo e havia fugido da prisão.