Foto: Reprodução/Internet

Galo assinou proposta não vinculante e deu mais um passo para vender ações do departamento de futebol.

Um dos mais tradicionais clubes do futebol paraibano, o Treze-PB caminha para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O clube assinou, no início de março, uma proposta não vinculante, parte essencial do processo.

A situação foi revelada por Artur Bolinha, presidente do Galo da Borborema, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (24). A tramitação segue em confidencialidade, mas caso a proposta – que ainda é uma carta de intenções – se torne vinculante, o presidente deverá apresentá-la ao Conselho Deliberativo.

Em caso de aprovação, uma Assembleia Geral dos sócios será convocada para votação final.

Presidente do Treze detalha processo para se tornar SAF.

Bolinha destacou que o clube pode trocar seu modelo ainda este ano. Para o mandatário, entrar na Série D do Campeonato Brasileiro como SAF seria o ideal, mas a situação não deve andar tão rapidamente assim.

“Há uma possibilidade de isso acontecer no curto prazo, mas acredito que deve acontecer mais para o final desse ano e o começo do próximo. A curto prazo seria agora, já para a Série D, mas a possibilidade é bem menor”, explicou Bolinha em coletiva.

O processo de transformação do Treze em SAF está ativo desde 2023, como detalhado pelo presidente. Desde então, o clube alterou seu estatuto e iniciou Recuperação Judicial.

SAF é tendência no Brasil e na Paraíba.

Cada vez mais comuns, as SAFs têm ganhado espaço no futebol brasileiro. Alguns dos maiores clubes do país, como Cruzeiro, Botafogo e Atlético, fazem parte do modelo.

Isso, porém, não se limita aos gigantes do futebol nacional. Equipes de divisões inferiores também aderiram ao formato.

É o caso do Botafogo-PB, rival estadual do Treze. No início deste ano, 90% das ações do futebol do clube foram compradas pela Belo Futebol Holding S.A., grupo liderado pelos empresários Lucas Franzato e Celso Colombo Neto.

Treze em 2025.

A equipe de Campina Grande-PB tem a Série D como grande objetivo da temporada. O time está no Grupo A3, ao lado de América-RN, Central, Ferroviário-CE, Horizonte, Santa Cruz-PE, Santa Cruz-RN e Sousa-PB.

Felipe Surian, campeão do torneio pelo Volta Redonda-RJ em 2016, é o treinador da equipe. Ele foi contratado após a eliminação na semifinal do Campeonato Paraibano.