Foto: Reprodução/Internet


Botafogo-PB empatou com o Sousa, em pleno estádio Almeidão, em João Pessoa, na tarde-noite deste domingo (30), em partida de volta da final do Campeonato Paraibano de 2025. O resultado deu o título de campeão estadual ao Sousa, que se torna bicampeão, duas conquistas seguidas (2024/2025), e no acumulado é o tetracampeão paraibano. Os gols da partida foram marcados por Guilherme Santos para o Belo e Elielton para o Dino.

Como foi o jogo

Foi uma etapa inicial tensa desde o primeiro minuto e que acabou com seis cartões amarelos. Atrás no agregado, o Belo, precisando de fazer gols, se lançou ao ataque logo no primeiro minuto, em lance com Rafinha que entrou pela direita e bateu forte no meio da pequena área, mas os atacantes chegaram atrasados na bola. O Botafogo continuou em cima, marcando alto e aos 19 minutos saiu o gol de Guilherme Santos que recebeu de Evandro na lua da grande área, e bateu de esquerda abrindo o placar. Após o gol, Rodrigo Alves ainda teve a possibilidade de marcar o segundo do Belo, mas acabou esbarando em Bruno Fuso. Mesmo promovendo duas mudanças ainda no primeiro tempo, o Sousa pouco conseguiu, somente na parte final do primeiro tempo que o time alviverde deu algum susto no goleiro Wallace.

A etapa complementar teve o Sousa mais organizado e forçando jogadas pelos lados, mas, com vantagem no placar o Belo tentou ser mais cirúrgico, voltou com uma substituição, foi pra cima, mas era sempre barrado pela defensiva do Dino, o técnico do Sousa, tirou as duas peças mais importante do time,  sacou Diego Ceará e Herbet Cristian, colocado Elielton e Pedro Lima, e conseguiu equilibrar o jogo, e o time foi pra cima, passando a atacar mais, e foi em jogada dos dois que entraram o Pedro Lima lançou uma boa bola para Elielton que driblou Wendel Lomar e bateu de esquerda, empatando a partida, e com todo igual foi só bola para o alto e o alvinegro consegui leva jogo até o final com placar final em 1 a 1, o título estadual ficou com o Sousa, que se torna bicampeão e no acumulado o tetracampeonato.

As equipes alinharam assim

BOTAFOGO-PB: Wallace, Lucas Lopes, Reniê, Wendel Lomar e Evandro; Gama (JP Iseppe), Thallyson (Igor Maduro), Guilherme Santos; Rafinha (Riquelmo), Henrique Dourado e Rodrigo Alves (Gustavo Ramos). Técnico: João Burse

SOUSA: Bruno Fuso, Iranílson, Uesles Moura, Marcelo Duarte e Fernando Ceará, Hebert Cristian (Pedro Lima), Patrick Dias, Felipe Jacaré (Luan Rodrigues), Wellisson (Wellington Nunes), Diego Ceará (Elielton) e Ian Augusto. Técnico: Paulo Foiani

Confira a arbitragem

Árbitro central: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Árbitra assistente 1: Marcia Bezerra Lopes Caetano (Master-RO)
Árbitro assistente 2: Luiz Claudio Regazone (Master-RJ)
Quarta árbitra: Deborah Cecília Cruz Correia (Fifa-PE)
VAR: Diogo Pombo Lopes (Fifa-BA)
AVAR: Vitor Carmona Metestaine (CBF-SP)

Estatística do jogo Botafogo 1 x 1 Sousa

Público total: 18.238
Renda: R$ 612.960,00

Cartões amarelos

Botafogo: Lucas Lopes e Riquelmo
Sousa: Fernando Ceará, Hebert Cristian, Patrick Dias, Felipe Jacaré, Luan Rodrigues e Elielton

Cartão vermelho

Botafogo: Henrique Dourado
Sousa: não 

Gol da partida

Botafogo: Guilherme Santos 19/1T
Sousa: Elielton – 40/2T