Paraíba tem quase 120 municípios em situação de emergência, sendo 115 por estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu essa semana, a situação de emergência nas cidades paraibanas de Mogeiro, Monteiro e Sumé, que estão sendo severamente impactadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), garantindo que essas prefeituras possam solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

Atualmente, a Paraíba conta com 119 reconhecimentos de situações de emergência, sendo 115 devido à estiagem. Além disso, existem dois reconhecimentos por enxurradas, um por erosão costeira/marinha e um por inundações, refletindo a necessidade de intervenções em várias regiões do estado.

Para solicitar os recursos, as prefeituras de Mogeiro, Monteiro e Sumé devem acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), enviando os planos de trabalho com as demandas específicas. Após análise da Defesa Civil Nacional, com base nas metas e valores solicitados, será publicada uma portaria no DOU com o valor aprovado.

Além disso, a Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD, visando aprimorar a gestão das ações de defesa civil nas três esferas de governo.

Com essa medida, espera-se amenizar os efeitos da estiagem nessas cidades paraibanas e melhorar as condições de vida das comunidades afetadas.