Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Deputados divergem sobre papel do STF no regramento da execução das emendas parlamentares ao Orçamento

ByRWN - Redação

mar 5, 2025 #ao Orçamento, #das emendas parlamentares, #Deputados divergem, #regramento da execução, #sobre papel do STF

Foto: Reprodução/Internet

 

Os deputados comemoraram a homologação do plano de trabalho apresentado ao Supremo Tribunal Federal pelo Legislativo e pelo Executivo em relação à execução das emendas parlamentares ao Orçamento da União. Mas continuam tendo posições diferentes sobre os questionamentos da corte.

Embora a homologação – que ainda será ratificada pelo Plenário do STF até o dia 5 de março – libere a execução das emendas; ela não arquiva o assunto. O ministro Flávio Dino, que decidiu pela homologação, afirma várias vezes em sua decisão que o mérito da questão ainda será discutido pelo tribunal.

Dino explicou que as três Ações Diretas de Inconstitucionalidade que motivaram os questionamentos sobre a transparência das emendas seguirão tramitando e que, no julgamento do mérito, outras questões jurídicas poderão ser levantadas. Logo no início da decisão, o ministro critica o que ele chamou de “incursão do Poder Legislativo na execução orçamentária” com emendas impositivas que alcançam bilhões de reais por ano. Segundo ele, as competências do Poder Executivo estariam migrando para o Poder Legislativo.

Para o deputado José Medeiros (PL-MT), o STF está tomando decisões que são do Legislativo:

“Na minha avaliação, eu penso que está tudo errado quando começa esse entendimento de que, olha, se está devagar lá, nós precisamos interferir porque a política não está resolvendo. Eu sempre digo: quando a casa não legisla, ela está legislando. Por quê? Porque não legislar também é uma forma de você mostrar que as pessoas não estão querendo aquilo. Obviamente, se esse Congresso estiver errando, ele, em quatro anos, é retirado pelo povo, que vai falar: Não! vocês não estão nos representando”.

LEIA TAMBÉM  Deputados divergem sobre suspensão da rede social X no Brasil

O deputado Cobalchini (MDB-SC) defendeu a decisão de Dino em relação às exigências de maior transparência para as emendas:

“Eu entendo que todas as emendas têm que ter o autor e tem que ter o objeto claro. Não pode mais existir qualquer tipo de subterfúgio, de orçamento secreto. Eu concordo plenamente que é necessário dar absoluta transparência para que o cidadão saiba exatamente para onde vai o recurso da emenda parlamentar, que obra será executada e para que possa fiscalizar”

Embora tenha liberado a execução das emendas de 2025 e de outros anos por conta dos avanços já obtidos para a sua transparência e rastreabilidade, a decisão de Dino não elimina a necessidade de as emendas passarem pelo crivo dos impedimentos técnicos.

Elas também não poderão ser executadas no caso de recursos destinados à saúde que não estejam em contas específicas; no caso de emendas individuais de transferência direta sem plano de trabalho aprovado; e no caso das emendas de comissão e de bancada estadual sem aprovação registrada em ata.

Outro impedimento recai sobre as emendas destinadas a ONGs que foram objeto de suspensão específica por conta de auditorias da Controladoria-Geral da União.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto

Navegação de Post

Transplantes de intestino e multivisceral são incorporados ao SUS
Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Esportes

23 de maio de 2025 RWN - Redação
Esportes

Belo SAF-PB divulga preço dos ingressos para jogo contra o Retrô-PE

23 de maio de 2025 RWN - Redação
Esportes

Treze faz último treino antes de viagem para enfrentar o Santa Cruz-RN

23 de maio de 2025 RWN - Redação
Esportes

CBF AGONIZANDO: Eleições, crise e ameaça de não disputar a Copa do Mundo de 2026

23 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.