Foto: Reprodução/Internet

 

Belo eliminou o Galo nas semifinais, enquanto o Sousa tirou o Serra Branca: jogos finais acontecem ainda este mês

Pela segunda vez na história, Botafogo e Sousa disputarão o título do Campeonato Paraíbano. Neste último fim de semana, as equipes eliminaram Treze e Serra Branca, respectivamente, nas semifinais, e vão repetindo o encontro decisivo que ocorreu em 2024, ano em que a taça ficou com o Dino. O duelo de ida, em data ainda não definida, no Marizão, em Sousa. A volta ainda neste mês, será no Almeidão em João Pessoa.

Retrospecto entre Botafogo e Sousa recentes 2024/2025

No histórico de confrontos recentes, entre  Belo e Dino, foram quatro jogo disputados, com uma vitória do Belo este ano por 2 a 1, no Marizão. No ano passado, foram três  jogos, o primeiro 0 a 0, no Almeidão, na primeira fase. E na final jogo de ida no Marizão, novo empate em 0 a 0, e no jogo de volta no Almeidão, mais um empate em 1 a 1, e nos pênaltis o Sousa levou a melhor conquistando o título da temporada nas penalidades máxima por 4 a 3.

Neste ano, Botafogo venceu o Sousa por 2 a 1, no Marizão, na cidade Sorriso, na primeira fase de classificação. O alvinegro terminou a etapa em segundo lugar com 19 pontos, enquanto o alviverde ficou em primeiro lugar com 20 pontos. Ambos tiveram que eliminar seus adversários nas semifinais. O Botafogo duelou e venceu o Treze, no jogo de ida 2 a 1, no da volta empatou em 1 a 1 . Já o Sousa venceu na primeira fase o Carcará por 2 a 0, no Amigão, e na semifinal empatou os dois jogos com o Serra Branca em 1 a 1, e despachou seu adversário nos pênaltis, por 4 a 3.

O Botafogo vem em busca da retomada da hegemonia do futebol Paraibano, o Belo vem sem conquistar um título faz cinco anos, o último foi em 2019. Por outro lado, o  Sousa vem em busca do terceiro título do estadual, campeão em 2024, vem agora com força máxima para conquistar o bicampeonato que pode ser o primeiro de sua história.

“Faltam dois jogos para sermos bicampeões. Vamos atrás disso com tudo, com muita humildade e força de vontade”, afirmou o técnico do Sousa, Paulo Foiani, após eliminar o Serra Branca.

O Botafogo, aliás, chega à final após vencer os dois clássicos que fez na semifinal, diante do Treze. O técnico João Burse. Porém, deu o recado. “a equipe vem forte, com muita determinação e entrega”.

Consolação e possível martírio

Para o Serra Branca, o prêmio de consolação é a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.  Pelo lado do Treze, só resta uma solução para o ano que vem, e conseguir o acesso a Série C, nesta temporada, caso contrário em 2026, o Galo vai se juntar a Raposa e disputar apenas o Campeonato Paraibano.

 

Com informações do Esporte para todos/Radio Progresso FM