Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Câmara aprova projeto que aumenta proteção a crianças e adolescentes contra abusos patrimoniais cometidos pelos pais

ByRWN - Redação

mar 26, 2025 #a crianças e adolescentes, #Câmara aprova projeto, #cometidos pelos pais, #contra abusos patrimoniais, #que aumenta proteção
Foto: Reprodução/Internet

O Plenário da Câmara aprovou projeto (PL 3914/23) que aumenta a proteção de crianças e adolescentes contra abusos cometidos pelos pais na gestão de bens e dinheiro obtidos em atividades profissionais dos filhos.

A proposta considera conduta abusiva a apropriação, a administração dos bens contra os interesses dos filhos, bem como a proibição de crianças e adolescentes terem acesso aos recursos sem justificativa.

O projeto original, apresentado pela deputada Silvye Alves (União-GO), previa pena de prisão para essas condutas, o que foi retirado do texto pela relatora, deputada Rosangela Moro (União-SP). Ela argumentou que o Código Penal já prevê o crime de abuso de incapazes, com pena de até seis anos de prisão.

O texto final obriga os pais que gerirem os bens dos filhos a prestarem contas regularmente. E permite ao juiz, se constatado o abuso na administração do patrimônio, ordenar uma auditoria e proibir os pais de terem acesso aos recursos.

Situações em que os pais gerem o patrimônio de filhos são comuns em casos de atores e atrizes mirins, assim como cantores, músicos e desportistas. Para a relatora do projeto, deputada Rosangela Moro, a legislação atual não tem sido suficiente para a adequada proteção patrimonial e econômica de filhos menores de idade em relação à administração de seus bens. Ela chegou a citar o caso da atriz Larissa Manoela, que rompeu com os pais e passou a administrar sua própria carreira e finanças.

O projeto foi aprovado por maioria, mas houve restrições de deputados do PL e da frente parlamentar evangélica, como Eli Borges (PL-TO).

“A hierarquia familiar, a construção pai, mãe e filhos, ela vai perdendo força. E nós vamos criando uma série de vírgulas, dando muita força ao Judiciário, ao Ministério Público, de tal maneira que vai chegar um tempo, como acontece, ainda não é esse tempo, mas como acontece nos países comunistas: quem manda nos filhos é o governo, é o poder. Pai e mãe apenas geram e criam.”

LEIA TAMBÉM  Câmara aprova projeto que torna crime manipulação digital de ato sexual de candidatas no Código Penal

O texto deixa claro que os pais têm o usufruto dos bens, ou seja, não são donos do patrimônio. Eles ficam proibidos de vender bens imóveis ou contrair dívidas em nomes dos filhos. E o filho, quando atingir a maioridade, poderá exigir a prestação de contas da administração do patrimônio, com a possibilidade de os pais responderem por eventuais danos e prejuízos.

A autora da proposta, deputada Silvye Alves (União-GO), rebateu as críticas e disse que o projeto não é ideológico.

“Esse projeto não é ideológico. Esse projeto é o grande defensor das crianças e adolescentes. É uma proteção para crianças e adolescentes e não uma punição para pais. Pelo contrário, a gente é a favor da família sim e jamais queremos o Estado contra a família. Mas tem que haver a socialização e o respeito dentro desse lar.”

O projeto que aumenta a proteção de crianças e adolescentes contra abusos patrimoniais cometidos pelos pais seguiu para análise do Senado.

Da Rádio Câmara, de Brasília, com informações de Antonio Vital, Marcello Larcher

Navegação de Post

China pode aumentar compras do agro brasileiro após tarifas dos EU
Mais de 57 milhões de brasileiros estão endividados e nem sabem, diz Serasa
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Sem categoria

Ministro do Esporte André Fufuca anuncia na Câmara projeto para combater racismo nos estádios

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Senado aprova PL que flexibiliza licenciamento ambiental

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Mundo

Putin visita Kursk pela primeira vez após Kremlin expulsar tropas ucranianas da região

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Ministério da Agricultura tentou distribuir testes de gripe aviária com certificado vencido

22 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.