Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Para presidente da Câmara, investimento no esporte garante retorno à sociedade

ByRWN - Redação

mar 12, 2025 #garante retorno à sociedade, #investimento no esporte, #Para presidente da Câmara
Foto: Reprodução/Internet

 

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu mais investimentos para o esporte brasileiro. Segundo ele, é preciso avançar no tema e superar os desafios da falta de recursos para o setor. Motta recebeu o ministro dos Esportes, André Fufuca, parlamentares e atletas para debater o Projeto de Lei Complementar (PLP 234/24), que garante incentivos e benefícios fiscais permanentes para o fomento do esporte brasileiro.

“Nessa questão do esporte, precisamos avançar , temos muitos desafios pela frente,  e o esporte na ponta mesmo como uma atividade de lazer, de convívio social, de prevenção e saúde. Investir no esporte o retorno sempre é muito bom para a sociedade”, afirmou o parlamentar no encontro.

O texto, na prática, revoga a Lei de Incentivo ao Esporte, que permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas, por meio de doações e patrocínios. A lei atual estabelece que esses benefícios sejam revistos a cada cinco anos e, por se tratar de uma lei ordinária, pode ser alterada por maioria simples dos votos. Com o projeto de lei complementar há uma maior perenidade aos incentivos e com a necessidade de maioria absoluta para eventuais mudanças na legislação.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que foi ministro do Esporte, afirmou que há urgência de se votar a proposta. Segundo ele, é importante ampliar o incentivo ao esporte e garantir mais recursos financeiros ao setor.

“Vai ser um PLP simples, em diálogo com o governo e para mostrar não terá oposição nem governo, como o deputado Luiz Lima, que é de direita, e Felipe Carreras, que é de esquerda, que apoiam esse projeto.”

O deputado Luiz Lima (PL-RJ), que foi nadador olímpico, defendeu que os incentivos de renúncia fiscal para o esporte sejam os mesmos que existem para o setor cultural, como previsto na Lei Rouanet. Pessoas jurídicas podem deduzir até 4% do imposto devido para incentivo a produções culturais; já para o esporte, a legislação atual prevê até 2%.

“Esporte e cultura são pilares da educação: o Oscar alcançou uma audiência nos EUA de 16 milhões, já a final do Superbowl, 56 milhões. Esporte é união e esporte é o maior movimento humano que une as pessoas. Eu não vi nenhum projeto de cultura que uma desde a pontinha da direita à pontinha da esquerda, e o esporte consegue essa façanha.”

A ex-ministra dos Esportes, Ana Mozer, afirmou que a reforma tributária aprovada pode colocar em risco a lei de incentivo ao esporte, já que está previsto, em caso de déficit fiscal, que benefícios fiscais não poderiam ser renovados, o que prejudicaria os incentivos, que precisam ser renovados a cada cinco anos.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier

Navegação de Post

Saidinha temporária: mais de 28 mil criminosos deixam presídios nesta terça-feira
Receita Federal divulga as regras do IRPF 2025; prazo de entrega começa na segunda (17)
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Paraíba

Içamento das vigas do viaduto modifica trânsito no Bairro das Indústrias nesta quinta-feira

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Paraíba

Governador João Azevêdo inaugura Centro de Convenções de Campina Grande, anuncia o Imagineland e destaca novo momento no turismo de eventos da cidade

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Anvisa proíbe comercialização de azeites de origem desconhecida

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Destruição de florestas tropicais bate recorde em 2024 com grave deterioração no Brasil

22 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.