Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Presidente da Câmara diz que líderes devem decidir sobre anistia aos condenados do 8 de janeiro

ByRWN - Redação

fev 5, 2025 #aos condenados do 8 de janeiro, #diz que líderes devem decidir, #Presidente da Câmara, #sobre anistia
Foto: Reprodução/Internet

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reafirmou as atribuições e prerrogativas constitucionais do Poder Legislativo e afirmou que não admitirá qualquer flerte com nenhum tipo de ditadura. Segundo ele, qualquer movimento nesse sentido terá uma reação forte da Câmara. Motta concedeu uma entrevista à Globonews no início da tarde desta terça-feira (4). Questionado se foi pressionado pelo ex-presidente Bolsonaro e pela bancada do PL a pautar o projeto que busca anistiar os condenados por tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro, Motta afirmou que, embora o presidente da Casa tenha o poder de decidir a pauta do plenário, é o Colégio de Líderes que decide o que vai ser votado ou não. Ele ressaltou que o tema será tratado com responsabilidade e que seu objetivo é a busca de uma pacificação nacional.

“Não pactuamos com qualquer flerte com a ditadura. Fiz questão de dar o tom do que será no nossa gestão usando a Constituição. Toda e qualquer ditadura terá do presidente e do congresso para que nossas prerrogativas não sejam tiradas. A história de Rubens Paiva deve ser sempre lembrada, devemos dizer que o Poder Legislativo está de pé, as atribuições e prerrogativas do poder Legislativo estão mais fortes e mais firmes do que nunca”.

Motta também cobrou que o governo reconheça que a situação econômica do País é grave e que entenda que a estabilidade fiscal é um pilar importante para o estado brasileiro. Segundo Motta, é preciso que o Executivo reveja as prioridades dos gastos públicos. Ele afirmou que o governo tem dificuldade com esse debate, mas salientou que um bom relacionamento com o Congresso pode ajudar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a convencer o governo a ter a estabilidade fiscal como prioridade.

LEIA TAMBÉM  Presidente da Câmara, Hugo Motta reafirma que o Brasil precisa de uma máquina pública mais eficiente

“Estamos vendo que a saída com o aumento da arrecadação não resolverá se não fechar a torneira. Não é quanto está entrando, o problema é o que está saindo do caixa do governo. A discussão é sobre redução das despesas,podemos passar o ano inteiro votando problemas de arrecadação se o governo não rever aquilo que está sendo feito para se gastar”.

Na entrevista, Motta também foi questionado sobre o projeto que visa combater as fake news e regulamentar as redes sociais. Segundo ele, o debate foi vencido pela narrativa falsa de que se tratava de uma mordaça ou censura. Para o presidente da Câmara já há um relatório que busca trazer mais legalidade e responsabilidade para as plataformas digitais.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier

Navegação de Post

Voepass entra com pedido de tutela preparatória para reestruturação financeira
Ministério da Saúde está concluindo regulamentação da política de prevenção e combate ao câncer
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Mundo

Governo Trump fala em grande possibilidade de sanção a Moraes nos EUA

21 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Fim da reeleição é aprovado na CCJ do Senado; entenda a proposta e os próximos passos

21 de maio de 2025 RWN - Redação
Mundo

Casos de febre amarela triplicaram nos países americanos em 2025, diz OMS; Brasil lidera

21 de maio de 2025 RWN - Redação
Esportes

Flamengo enfrenta Botafogo-PB no Maracanã depois de 45 anos, o Belo espera surpreender o Mengão para seguir na competição

21 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.