Foto: Reprodução/Internet
A comercialização de produtos com “sabor café”, mas que não contêm o tradicional café torrado e moído, tem gerado preocupação na indústria brasileira, especialmente diante dos altos preços do grão nos supermercados, impulsionados pelos recordes de cotação no mercado global.
Um dos produtos em questão, denominado Oficial do Brasil, traz no rótulo a descrição “bebida sabor café tradicional”. Para Silva, apesar de haver indicação de que o item não é café torrado e moído, o design da embalagem e o preço mais baixo podem confundir o consumidor.
A alta nos preços do café arábica, que atingiu uma máxima histórica na Bolsa de Nova York, é um dos fatores que têm impulsionado a comercialização desses produtos alternativos.
A fabricante do Oficial do Brasil, a Master Blends, com sede em Salto de Pirapora (SP), afirma que seu produto é um “subproduto” do café, deixando isso claro na embalagem. Em nota, a empresa negou qualquer tentativa de enganar os consumidores, ressaltando que o rótulo informa que se trata de uma “bebida à base de café”.
“Estamos há 32 anos no mercado e jamais enganamos o consumidor”, afirmou a Master Blends, comparando seu produto a outras mudanças já vistas no setor alimentício, como a substituição do leite condensado por mistura láctea e o uso de coberturas sabor chocolate em bombons.
Preocupação com o mercado e a saúde dos consumidores
Desde o ano passado, a indústria tem repassado a alta nos custos da matéria-prima aos consumidores. Esse cenário favorece a comercialização de produtos alternativos, o que preocupa a Abic.
“A matéria-prima está cada vez mais cara e disputada. Esse ambiente pode incentivar a criação de produtos que tentam se aproveitar da situação”, alertou Silva.
Diante disso, a Abic denunciou o caso ao Ministério da Agricultura e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), argumentando que, além da questão mercadológica, há preocupação com a segurança alimentar dos consumidores.
A Master Blends, no entanto, afirma possuir autorização da Anvisa para a venda do produto e que não necessita de aval do Ministério da Agricultura.
De acordo com a coluna Café na Prensa, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, um pacote de meio quilo da bebida “sabor café” tem sido comercializado por R$ 13,99, valor muito abaixo do café tradicional, que custa cerca de R$ 30 no varejo.
A Abic já havia identificado casos semelhantes anteriormente, mas, segundo a entidade, não havia registros desse tipo de produto no mercado desde 2022.
Com informações do Jornal do Agro