Foto: Reprodução/Internet
Ao considerar medida da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico como uma ameaça à autonomia americana, presidente récem empossado visa reforçar soberania econômica do país
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ações retaliatórias contra nações que impõem impostos “extraterritoriais” sobre as multinacionais americanas. Essa decisão pode desencadear um conflito global em relação a regimes fiscais. Trump também decidiu retirar o apoio dos EUA a um acordo fiscal global promovido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que permite a cobrança de tributos adicionais sobre empresas dos Estados Unidos.
A nova ordem presidencial determina a elaboração de uma “lista de opções para medidas protetivas” em um prazo de 60 dias. O presidente alertou países signatários do pacto, como a União Europeia e o Japão, sobre a disposição dos EUA em contestar as normas fiscais internacionais. Além disso, a ordem inclui uma investigação para verificar se nações estrangeiras estão cumprindo tratados fiscais ou se possuem legislações que impactam desproporcionalmente as empresas americanas.
Com informações da AFP