Foto: Reprodução/Internet
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei (Lei 15.101/25) que institui o Dia Nacional do Rádio no dia 25 de setembro. A data é uma alusão ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.
Roquette-Pinto foi responsável pela primeira transmissão radiofônica no país, que aconteceu no dia 7 setembro de 1922, na comemoração do Centenário da Independência brasileira.
Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, então capital federal, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
O relator da lei na Comissão de Cultura da Câmara, o deputado [[Marcelo Crivella]] (Republicanos-RJ) destacou as novas possibilidades do rádio:
“Embora o rádio tradicional ainda seja relevante, muitas estações agora também transmitem online e por meio de aplicativos móveis, celular. A instituição do Dia Nacional do Rádio poderia destacar a importância do rádio na era digital e incentivar a adaptação contínua às novas tecnologias”
A primeira emissora de rádio brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 por Roquette-Pinto.
Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto