Foto: Reprodução/Internet

 

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, desenvolveram um robô autônomo que pode revolucionar a pecuária. O SwagBot é um aparelho com quatro rodas, alimentado por bateria, com diversos sensores, inteligência artificial (IA) e sistemas de aprendizado de máquina. O chamado pastor robô é capaz de determinar a saúde, o tipo e a densidade do pasto, além de monitorar a saúde do gado. O aparelho foi lançado em 2016 como um simples robô capaz de atravessar terrenos acidentados, mas agora pode tornar a pecuária mais eficiente e ecologicamente correta.

Como funciona?

O professor de robótica e sistemas inteligentes da Universidade de Sydney, Salah Sukkarieh, disse que o SwagBot utiliza informações para conduzir o gado de forma autônoma para os melhores terrenos, com boa proteína, e movê-lo antes que o solo fique degradado – o pastoreio em excesso pode levar a solos mais pobres. O aparelho também pode enviar dados aos fazendeiros em tempo real.

Em campo

A fazendeira Erin O’Neill acompanhou uma demonstração do robô em um campo ao norte de Sydney e disse que o aparelho permite uma avaliação mais detalhada do solo onde os animais circulam, permitindo ao criador saber quais pedaços de pasto são mais nutritivos. Acompanhe o vídeo e veja o funcionamento do SwagBot!

Melhorias

O SwagBot faz parte de uma tendência crescente na agricultura em direção à tecnologia, tornando a produção mais eficiente em lugares como a Austrália, que possui cerca de 30 milhões de cabeças de gado, uma das maiores do mundo.

O robô pastor ainda está em desenvolvimento, mas será que os animais estarão habituados com o aparelho? Segundo o professor Sukkarieh, quando o gado estiver acostumado, ele o seguirá.

Com informaçõies do Jornal do Agro