Foto: Reprodução/Internet

O Brasil chega como favorito, sendo o atual campeão do torneio, que conquistou de forma invicta em 2023

O técnico Ramon Menezes anunciou a lista com os 23 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-20. A competição, que acontecerá na Venezuela entre 23 de janeiro e 16 de fevereiro de 2025, é uma das principais etapas rumo à Copa do Mundo Sub-20, programada para ocorrer no Chile.

A novidade foi a convocação do jovem lateral-direito, o paraibano Pedro Lima, 18 anos, ex-Sport Recife, atualmente no Wolverhampton, da Inglaterra, o jogador já passou pela seleção sub 17, em fase de treinamento. Agora ele volta a vestir novamente a camisa verde e amarela brasileira, no sub 20. Em competição oficial (Sul-Americano). O paraibano esteve presente no mês de setembro em dois amistosos contra o México, que foram vencidos pelo Brasil.

O Brasil chega como favorito, sendo o atual campeão do torneio, que conquistou de forma invicta em 2023, sob o comando de Ramon Menezes. Cabeça de chave no Grupo B, a Seleção enfrentará na primeira fase as equipes da Argentina, Colômbia, Equador e Bolívia. No Grupo A, estão Venezuela, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru. As três melhores seleções de cada grupo avançam para o hexagonal final.

O torneio adota o formato de pontos corridos em turno único, tanto na fase de grupos quanto no hexagonal. Os quatro primeiros colocados garantirão vaga na Copa do Mundo Sub-20.

Jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos:

24 de janeiro: Brasil x Argentina, às 19h30
26 de janeiro: Brasil x Bolívia, às 17h
30 de janeiro: Brasil x Equador, às 19h30
1º de fevereiro: Brasil x Colômbia, às 17h

As partidas do hexagonal final serão disputadas em Caracas, nos estádios Brígido Iriarte e Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, com exceção da rodada final, marcada para o Estádio José Antonio Anzoátegui, em Puerto La Cruz.

A Seleção Brasileira carrega a história de ser a maior campeã do torneio, com 12 títulos conquistados em 1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011 e 2023. Além disso, o Brasil já venceu a competição na Venezuela duas vezes, em 1991 e 2009.

Relação dos convocados:

Goleiros:
Felipe Longo (Corinthians)
Otávio (Cruzeiro)
Robert (Atlético-MG)

Laterais:
Chermont (Santos)
Pedro Lima (Wolverhampton, ING)
José Guilherme (Grêmio)
Leandrinho (Vasco)

Zagueiros:
Anthony (Goiás)
Bordon (Lazio, ITA)
Iago (Flamengo)
Jair Paula (Santos)

Meio-campistas:
Bidon (Corinthians)
Gabriel Carvalho (Internacional)
Kauan Rodrigues (Fortaleza)
Moscardo (Stade de Reims, FRA)

Atacantes:
Alisson Santana (Atlético-MG)
Deivid Washington (Chelsea, ING)
Gustavo Prado (Internacional)
Nathan Fernandes (Grêmio)
Pedrinho (Zenit, RUS)
Rayan (Vasco)
Ricardo Mathias (Internacional)
Wesley (Al-Nasr, SAU)

Com informações da CBF