Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova proposta do voto impresso

ByRWN - Redação

dez 12, 2024 #Câmara aprova, #Comissão, #Constituição e Justiça, #proposta do voto impresso
Foto: Reprodução/Internet

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, por 31 votos a 20, proposta que estabelece o voto impresso e obriga a verificação de votos da urna eletrônica (PL 1169/15).

De acordo com o texto aprovado, fica vedado o voto puramente eletrônico.

Ainda de acordo com o texto, imediatamente após o encerramento da votação, 5% das urnas eletrônicas serão selecionadas aleatoriamente para a contagem pública dos votos.

Essa escolha será feira por meio de sorteio público não-eletrônico, com a presença de representantes de partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de outras entidades interessadas.

A urna será aberta pela mesa receptora diante dos fiscais, e cada voto será retirado individualmente do repositório e lido em voz alta. Em seguida, apresentado pelo membro da mesa para exame visual e subsequente registro no boletim de urna.

Os resultados da contagem pública e sua comparação com os dados eletrônicos serão registrados em ata, assinada por todos os presentes, e disponibilizados ao público para consulta.

Se houver discrepância na amostragem entre a apuração eletrônica e a apuração pública, prevalecerá o resultado do escrutínio público. Uma nova amostragem, de 10% das seções eleitorais do País, será selecionada, para novo escrutínio.

Os votos conferidos serão guardados em urna com lacre assinado pelos participantes da apuração e preservados por um ano para eventuais recontagens.

O deputado Helder Salomão (PT-ES) criticou a votação da proposta.

“Aqueles que questionam as urnas eletrônicas só o fazem quando perdem as eleições. Quando ganham as eleições, não falam nada sobre o sistema das urnas eletrônicas, que é um sistema aprovado, que é visto por outros países como um grande avanço, e até hoje não houve nenhum fato relevante que pudesse colocar em xeque a transparência, a segurança e os resultados eleitorais.”

LEIA TAMBÉM  Comissão aprova projeto que garante seguro-desemprego a trabalhador doméstico em caso de morte de empregador

A deputada Bia Kicis (PL-DF), por outro lado, disse que todos os processos eleitorais podem ser aprimorados.

“É disso que se trata: trazer mais transparência ao processo eleitoral. E eu pergunto: quem pode se opor a mais transparência? Àqueles que se opõem a mais transparência, eu pergunto: por quê? Qual é a motivação por trás daquelas pessoas que se opõem a mais transparência no processo eleitoral? Porque ninguém pode dizer, de processo eleitoral nenhum no mundo, que ele é perfeito, pronto e acabado. Que ele é impassível de ser melhorado.”

Segundo o relator, deputado José Medeiros (PL-MT), a proposta reforça a credibilidade do processo eleitoral brasileiro, “assegurando aos eleitores que os resultados refletem fielmente a vontade popular”.

A proposta que estabelece o voto impresso segue para a análise do Plenário.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.

Navegação de Post

Brasil solicita à Venezuela salvo-conduto para opositores asilados na Argentina
Câmara dos Deputados lança novo Manual de Comunicação
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Política

Prefeita de Conde, Karla Pimentel, rompe com Eduardo Carneiro e anuncia apoio a Olívia Motta para a ALPB em 2026

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Por que Brasil não classifica facções criminosas como grupos terroristas?

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Mundo

Suprema Corte dos EUA permite que governo Trump remova status de proteção de 350 mil venezuelanos

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Mundo

Venezuela suspende voos com Colômbia após denunciar chegada de ‘mercenários’

20 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.