Foto: Reprodução/Internet
A Câmara dos Deputados lançou um novo Manual de Comunicação, produzido para dar mais transparência aos princípios que orientam a atuação dos profissionais de comunicação da Câmara. Ele substitui o antigo Manual de Redação, que completou 20 anos neste ano.
Além das regras para redação e produção para a TV, Rádio e Agência Câmara, o Manual também contém as normas para funcionamento da Rede Legislativa de Rádio e Televisão (que reúne centenas de emissoras parceiras em todo o país), e as diretrizes para as redes sociais da Câmara e para o uso de ferramentas de participação popular.
O novo Manual de Comunicação também orienta o trabalho da assessoria de imprensa e informa sobre as normas do Portal Institucional, além de explicar o funcionamento das áreas de Publicidade, Eventos, Cerimonial e do Centro Cultural da Câmara.
Secretário de Comunicação da Câmara (Secom), o deputado Jilmar Tatto (PT-SP) defendeu que a Comunicação é um pilar estratégico da política e da cidadania e, por isso, os veículos da Câmara estão comprometidos em abrir novos canais de diálogo entre os representantes do Legislativo e a população.
“Esse esforço se reflete na promoção de uma informação de qualidade, contrapondo-se aos modelos baseados apenas em interesses econômicos ou, ainda, aqueles ancorados em fake news”.
O deputado Luciano Ducci (PSB-PR), secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais da Câmara (Semid), disse que o novo Manual representa um compromisso renovado com a transparência, a diversidade e a excelência na comunicação pública.
“Ele foi cuidadosamente elaborado para orientar jornalistas, publicitários, relações públicas e demais profissionais na produção de notícias e entrevistas, assegurando que cada informação divulgada esteja em conformidade com os mais altos padrões éticos e técnicos”.
O texto, produzido por um grupo de trabalho, lembra que nas duas últimas décadas as mudanças na comunicação foram profundas, exigindo da Câmara um Manual inteiramente novo para orientar seus veículos de imprensa e demais áreas de divulgação, tanto para agora quanto para o futuro. O Manual destaca, além disso, que hoje todos querem ter voz e ser ouvidos, e foi preciso adaptar a comunicação da Câmara a essa nova realidade.
Você pode encontrar o novo manual de comunicação na página da Câmara dos Deputados ou no link cd.leg.br/manual
Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, com informações de Roberto Seabra, Marcello Larcher