Foto: Reprodução/Internet
Com a proximidade da definição de um novo valor do salário mínimo para 2025, milhões de brasileiros terão aumentos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A atualização do piso nacional impacta diretamente em benefícios como aposentadorias, pensões e auxílios, afetando a vida de mais de 40 milhões de pessoas em todo o país.
O salário mínimo serve como base de cálculo para diversos benefícios previdenciários, que recebem aumentos no INSS. Dessa forma, o reajuste do piso nacional resulta em um aumento proporcional nos valores pagos aos segurados. Os benefícios mais comuns que são reajustados com base no salário mínimo são:
Aposentadorias: aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e por invalidez têm seus valores corrigidos anualmente com base no novo piso;
Pensão por morte: o valor da pensão por morte também é recalculado com base no salário mínimo, garantindo que os beneficiários mantenham um padrão de vida digno;
Auxílio-doença: o benefício pago aos segurados que estão incapacitados para o trabalho também é reajustado de acordo com o novo piso.
Com informações do FDR