Foto: Reprodução/Internet
De 01 de janeiro até hoje 15 de novembro até a publicação desta matéria, (as 2:15:00) morreram no brasil 352.847 pessoas, por complicações cardiovasculares.
No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano. No mundo, elas são a principal causa de morte, sendo responsáveis por 32% de todos os óbitos.
Estatística atualizada:
Doenças cardiovasculares e os números que impressionam de 1º de janeiro de até 15 de novembro de 2024, as 02:15:00, mais de 352.847 mil brasileiros morreram do coração; São mais de 1.117 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos);
Entre os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares estão:
Tabagismo
Sedentarismo
Consumo excessivo de sal e sódio
Abuso de bebidas alcoólicas
Diabetes
Colesterol alto
Obesidade
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das doenças do coração que mais causa mortes fatais. Ele acontece quando há um acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos cerebrais, o que pode levar ao entupimento de um desses vasos.
Um absurdo deste tamanho, ninguém faz nada e não vimos a grande mídia falar nada a respeito e nenhuma campanha de prevenção do governo.
O Cardiômetro
Conforme o indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no País, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).
As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, mais de 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação.
E não vimos a grande mídia falando nada, ninguém faz nada, nenhum governo, olhem que essa estatística vem sendo divulgada a muitos anos, ou melhor décadas, e mais décadas.
Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.
Acesse o Link: http://www.cardiometro.com.br