Fotos: Gilson Lobo/AGIF
Equatoriano Gonzalo Plata marcou o golaço da vitória no segundo tempo
Com um golaço de Gonzalo Plata, o Flamengo voltou a derrotar o Atlético-MG neste domingo (10), na Arena MRV, em Belo Horizonte, desta vez por 1 a 0, e conquistou a Copa do Brasil pela quinta vez na sua história. O atacante equatoriano recebeu lançamento de Bruno Henrique, deu um drible desconcertante em Saravia e, aos 37 do segundo tempo, mandou de cavadinha para liquidar a fatura e cavar seu nome na história do Flamengo. Foi a primeira decisão de título da moderna arena atleticana, mas o carimbo é rubro-negro.
Após o jogo, nas entrevistas no gramado, o atacante Gabigol confirmou que está de saída do clube. Segundo o “ge”, ele vestirá as cores do Cruzeiro no próximo ano.
Apesar de precisar vencer por pelo menos dois gols de diferença, o Atlético-MG não conseguiu impor seu ritmo na primeira etapa. O time dependeu muito mais de lampejos de Hulk e das arrancadas e passes de Paulinho do que de construções bem elaboradas como um todo. Pesou para isso a boa atuação coletiva do Flamengo, que tinha na espinha dorsal um seguro Léo Ortiz na zaga, um eficiente Erick Pulgar no meio e um perigoso Gabigol na frente. Michael, a opção ofensiva pela esquerda, foi figura nula nos primeiros 48 minutos.
Assim, as chances de gol do primeiro tempo foram poucas e raramente perigosas. A melhor delas foi do Flamengo, em cabeceio de Arrascaeta que passou perto do gol.
No segundo tempo, Gabriel Milito decidiu partir para o tudo ou nada. Tirou o volante Otavio e colocou o atacante Alan Kardec — que marcara na primeira partida da final da Copa do Brasil —, e o time ganhou maior presença ofensiva. Mas, assim como na etapa inicial, não conseguiu transformar em chances claras de gol.
Para piorar, a partir dos 20 minutos, o time tentou ir para o abafa e começou a permitir contragolpes do Flamengo, um atrás do outro. Teve sorte porque, nos dois primeiros, Michael perdeu a chance de sacramentar o título rubro-negro, perdendo gols de frente para Everson. Mas, ao 37, Gonzalo Plata recebeu em profundidade, driblou Saravia e, de cavadinha, sacramentou o título do Flamengo.
Depois de decidirem a Copa do Brasil, Flamengo e Atlético-MG voltam a se encontrar na próxima quarta-feira (13), às 20h (de Brasília), no Maracanã, em jogo isolado válido pela 33ª rodada do Brasileirão. O Flamengo é 5º colocado, com 58 pontos, enquanto o Atlético-MG ocupa a 11ª posição, com 41. O principal foco do time mineiro agora, contudo, é a final da Libertadores da América, dia 30, diante do Botafogo, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
✅ FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 0X1 FLAMENGO (1×4 agregado)
FINAL – JOGO DA VOLTA – COPA DO BRASIL
🗓️ Data e horário: 10 de novembro, 16h (de Brasília)
📍 Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
🥅 Gol: Gonzalo Plata (37’/2ºT)
🟨 Cartões amarelos: Lyanco, Igor Rabello (ATL); Erick Pulgar e Evertton Araújo (FLA)
🟥 Cartão Vermelho: Saravia
🏟️ Público: 44.876
💰 Renda: R$ 10.410.129,58
⚽ ESCALAÇÕES
ATLÉTICO (Técnico: Gabriel Milito)
Everson; Lyanco (Saravia), Junior Alonso, Battaglia e Guilherme Arana (Rubens); Zaracho (Bernard), Otávio (Alan Kardec), Alan Franco e Gustavo Scarpa (Alisson); Paulinho e Hulk.
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (David Luiz) e Alex Sandro; Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta (Fabrício Bruno); Gerson, Michael (Plata) e Gabigol (Bruno Henrique).
🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
🚩 Assistentes: Neuza Inês Back (Fifa-SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
4️⃣ Quarto árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
🖥️ VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
Com informações do Lance.com.br