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O Atestmed é uma ferramenta que permite a troca da perícia médica presencial pela análise documental eletrônica em benefícios

O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios ampliaram a parceria que permite aos segurados solicitarem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio do Atestmed no Balcão Cidadão em 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo País. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 14, durante evento em Brasília.

O Atestmed é uma ferramenta que permite a troca da perícia médica presencial pela análise documental eletrônica em benefícios de curta duração, como por incapacidade temporária.

De acordo com o INSS, o objetivo do anúncio de hoje é de que a parceria chegue a todas as unidades dos Correios, que vão se somar às 1,6 mil do INSS que já ofertam o serviço, além do aplicativo “Meu INSS” e Central 135.

A solicitação de benefício por incapacidade temporária representa 78,66% dos benefícios concedidos. De julho de 2023, quando o Atestmed foi reformulado, até setembro de 2024, foram realizados 4.055.181 requerimentos via Atestmed, segundo o INSS. Desse total, 2.034.867 foram concedidos.

Pelo serviço anunciado hoje, os segurados poderão fazer o requerimento do Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário vai digitalizar a documentação e inserir diretamente no sistema do INSS.
Os beneficiários podem ainda ligar para a Central 135 e iniciar o requerimento, finalizando a solicitação nos Correios. Neste caso, será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida.

“A parceria visa dar mais agilidade às concessões de auxílio-doença com até 180 dias de afastamento”, diz o INSS em nota à imprensa. O cumprimento de exigência para todos os requerimentos do INSS, ou seja, quando for exigido um pedido de complementação de documentos ou informações, também poderá ser realizado no Balcão Cidadão.

Com informaççeo do Estadão Conteúdo