Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

PENA DOBRADA: Plenário pode votar projeto que condene de forma dura quem fornecer bebidas e drogas a crianças e adolescentes

ByRWN - Redação

out 16, 2024 #bebidas e drogas, #para quem fornecer, #Plenário pode votar projeto, #que dobra penas

Foto:

Está pronto para ser votado no Plenário da Câmara projeto (PL 942/24) que dobra a pena para quem fornecer ou vender bebida alcoólica e outras drogas a crianças e adolescentes, nos casos em que estes produtos forem consumidos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê pena de dois a quatro anos de detenção para quem facilitar o acesso a drogas que causem dependência física ou psíquica para menores de 18 anos.

A proposta, apresentada pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), aumenta a pena para os casos em que a criança ou adolescente de fato fizer uso da bebida ou da droga. O projeto ganhou regime de urgência, o que faz com que possa ser votado diretamente no Plenário da Câmara, sem passar pelas comissões permanentes da Casa.

A deputada baseou o projeto em uma proposta parecida (PL 4478/04), aprovada pela Câmara em 2012, mas depois arquivada pelo Senado sem que fosse concluída a votação.

Antes de aprovada a urgência, o projeto de Laura Carneiro foi aprovado pela comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara. Na comissão, recebeu parecer favorável da relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA). A relatora, porém, alterou o texto: em vez e dobrar a punição, como previsto no projeto original, aumentou a pena de um terço até a metade, a partir de sugestões de integrantes da comissão.

Rogéria Santos defendeu o agravamento da pena para quem fornecer bebidas ou drogas a crianças que consumirem o produto, como já era previsto no projeto anterior, arquivado pelo Senado.

“A matéria é extremamente relevante, deve voltar a tramitar no Congresso Nacional. Afinal, o que se pretende é punir de forma mais contundente o indivíduo que vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar à criança ou adolescente bebida alcoólica ou outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.”

LEIA TAMBÉM  Plenário pode votar projeto que aumenta penas para crimes cometidos durante estado de calamidade pública

Ainda não há data para votação, no Plenário da Câmara, do projeto que dobra a pena para quem fornecer ou vender bebida alcoólica e outras drogas a crianças e adolescentes que de fato consumirem estes produtos.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Antonio Vital

Navegação de Post

CAMÂRA FEDERAL: Proposta aumenta as penas para crimes contra a fauna
ABONO SALARIAL: Trabalhador brasileiro tem até dezembro para fazer o saque a que tem direito, diz TEM
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Paraíba

Içamento das vigas do viaduto modifica trânsito no Bairro das Indústrias nesta quinta-feira

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Paraíba

Governador João Azevêdo inaugura Centro de Convenções de Campina Grande, anuncia o Imagineland e destaca novo momento no turismo de eventos da cidade

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Anvisa proíbe comercialização de azeites de origem desconhecida

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Destruição de florestas tropicais bate recorde em 2024 com grave deterioração no Brasil

22 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.