Last updated on setembro 16th, 2024 at 11:02 am
Foto: Reprodução/Internet
O credenciamento dos veículos de comunicação e profissionais de imprensa permitirá o acesso ao espaço do Centro de Divulgação das Eleições 2024 (CDE)
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) inicia nesta sexta-feira (13) o credenciamento dos veículos de comunicação e profissionais de imprensa que terão acesso ao espaço do Centro de Divulgação das Eleições 2024 (CDE), instalado no 6º andar do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), localizado na Avenida Princesa Isabel, 201, Tambiá, João Pessoa/PB.
Tal credenciamento será válido para os dois turnos e efetivado por meio de formulário do Google Forms. Deverá ser realizado até o dia 20 de setembro de 2024 por apenas um representante legal de cada empresa de comunicação, que informará a relação dos profissionais que trabalharão na cobertura das Eleições 2024 no CDE do TRE-PB.
As ‘Credenciais de Acesso ao CDE’ fornecidas para cada veículo de comunicação, deverão ser compartilhadas entre as equipes de trabalho e terão validade para todo o período de funcionamento do CDE 2024, compreendido de 26/09/2024 a 31/10/2024. Os profissionais designados para atuar nas Eleições 2024 terão de utilizar OBRIGATORIAMENTE a credencial enquanto estiverem nas dependências do edifício-sede do TRE-PB.
Os veículos de comunicação foram distribuídos em três grupos: TVs; Rádios; e Veículos de Mídia Impressa ou Digital (Jornal, Revista, Site), com os seguintes quantitativos máximos de profissionais: quatro, quatro, e dois, respectivamente.
Por regra de segurança, no CDE não haverá acesso à internet (cabo e wifi) no recinto. As emissoras que desejarem conexão de internet deverão providenciar a instalação, a suas custas, no sexto andar do edifício-sede do TRE-PB. Também não serão disponibilizadas cabines de transmissão.
Devido a limitação de espaço físico no âmbito do CDE 2024, o TRE-PB disponibilizará o total de 6 birôs, cada um com duas cadeiras, para emissoras que necessitem de instalação de equipamentos de transmissão. Será considerada a ordem de chegada dos repórteres e jornalistas para a utilização dos birôs.
O Regional paraibano confeccionou um cenário de 12 metros de largura por 2,60 metros de altura para ser utilizado de forma colaborativa pelas emissoras, e disporá de um auditório com 40 cadeiras e telões para projeções dos resultados das apurações dos votos.
O acesso à Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, que será montado no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, situado na Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa/PB, será livre ao público e imprensa, sem necessidade de credenciais.
Informações adicionais sobre o credenciamento da imprensa podem ser obtidas pelo telefone (83) 3512-1246 ou e-mail: ascom@tre-pb.jus.br.
Para acessar o formulário de credenciamento clique AQUI.
Cartilha para jornalistas
A cartilha ‘Como Funciona o TSE para os Jornalistas’ detalha o funcionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o processo eleitoral, com o objetivo de auxiliar os profissionais de imprensa na cobertura do pleito. Explica o sistema de tramitação de processos e de julgamentos e o papel do Tribunal nas eleições, além dos sistemas usados para garantir a organização, a transparência e a segurança do processo.
A publicação também elenca as principais decisões recentes do TSE que regulamentam aspectos específicos da legislação eleitoral, como a fraude à cota de gênero, as regras para o uso de inteligência artificial e a proibição de conteúdos manipulados na propaganda eleitoral. Além disso, aborda as ações do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação (PPED), criado em 2019 para minimizar os efeitos das notícias falsas sobre as urnas eletrônicas.
Com informações da /ascom/tre-pb/