Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Sindicatos defendem aprovação de proposta que elimina contribuição previdenciária de inativos

ByRWN - Redação

set 4, 2024 #aprovação de proposta, #contribuição previdenciária, #elimina contribuição, #inativos, #Sindicatos defendem
Foto: Reprodução/Internet

 

Sindicatos de servidores públicos pediram à Câmara dos Deputados a aprovação de propostas de emenda à Constituição (PECs) que extinguem a cobrança da contribuição previdenciária de servidores aposentados e pensionistas. Uma delas (PEC 6/24) prevê o fim gradativo das contribuições ao longo de 10 anos, enquanto que a outra (PEC 555/06) prevê a extinção imediata do encargo.

O debate na Comissão de Legislação Participativa foi proposto pela deputada Carla Ayres (PT-SC).  Para ela, é preciso definir estratégias para garantir que as duas propostas sejam analisadas em conjunto. O objetivo principal, segundo a deputada, é impedir que a proposta mais antiga, que é de 2006, seja definitivamente arquivada por atingir o prazo limite de análise pelos deputados.

“Aqui, além de discutir o que dizem as PECs, nós temos também que coletivamente pensar em estratégias para conseguir esse apensamento o mais rápido possível e fazer com que essa nova PEC transmite com celeridade na Casa”.

A cobrança da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do serviço público teve início em 2003, após a promulgação da Emenda Constitucional 41.

Lucena Martins, coordenadora de uma federação que reúne Trabalhadores do Judiciário e do Ministério Público, criticou o princípio da solidariedade que foi usado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para declarar a constitucionalidade de Emenda 41.

“Hoje quem se aposenta paga por ele de novo e por quem vem na frente. Então é uma bitributação, é uma usurpação dos nossos direitos”.

Representando a Central Única dos Trabalhadores, a CUT, Rodrigo Rodrigues disse que as perdas de arrecadação do governo federal por conta da extinção da contribuição previdenciária de inativos pode ser compensada com a inclusão de outras categorias de trabalhadores da ativa no sistema previdenciário, como os motoristas de aplicativo, por exemplo.

LEIA TAMBÉM  CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA: Deputados e movimento de aposentados vão aumentar a pressão para que Câmara vote proposta que acaba com o pagamento

Convidado a participar do debate, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, justificou a ausência por motivos de agenda.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Murilo Souza.

Navegação de Post

DEPRESÃO NO BRASIL: Número de jovens e adultos com a doença dispara no pais
Ex-ministro do STF se insurge contra Moraes e afirma que o próprio STF deve frear qualquer abuso de poder
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Paraíba

Içamento das vigas do viaduto modifica trânsito no Bairro das Indústrias nesta quinta-feira

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Paraíba

Governador João Azevêdo inaugura Centro de Convenções de Campina Grande, anuncia o Imagineland e destaca novo momento no turismo de eventos da cidade

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Anvisa proíbe comercialização de azeites de origem desconhecida

22 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Destruição de florestas tropicais bate recorde em 2024 com grave deterioração no Brasil

22 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.