Foto: Reprodução/TRE-PB

 

Presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias, revelou, no evento, que a identidade visual do sistema uIAra será escolhida por meio de concurso

Painel retangular com pessoas em volta de uma mesa, em reunião de trabalho.

A cidade de Monteiro recebeu, nesta terça-feira (23), a quinta Reunião Regionalizada das Eleições 2024, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O evento aconteceu no Fórum Eleitoral e reuniu magistrados e magistradas, servidores e servidoras de três zonas eleitorais, sediadas nos municípios de Monteiro (29ª-ZE), Sumé (43º-ZE) e Serra Branca (58ª-ZE).

O evento foi aberto pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas. A magistrada destacou o caráter participativo do encontro de trabalho, ao tempo em que agradeceu a participação (presencial e virtual) de magistrados, promotores e servidores.

A presidente do Regional, ainda em sua fala, enfatizou que todos estão juntos no mesmo projeto, com o desafio de realizar uma eleição com segurança e transparência, dentro do “Planejamento e Gestão Democrática das Eleições 2024 – Cidadania e acolhimento”.

O sistema uIAra, ferramenta de combate à desinformação apresentada durante evento realizado no TRE-PB, na última sexta-feira (19), foi, também, ponto destacado no discurso da desembargadora Agamenilde Dias.

A presidente do Regional revelou, na ocasião, que a identidade visual da ferramenta (logomarca) será escolhida por meio de concurso interno, com a participação dos servidores da Justiça Eleitoral na Paraíba.

A reunião teve seguimento com o discurso do vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. O magistrado acrescentou que o TRE-PB está envidando esforços para dar segurança aos atores principais à realização das eleições, tais como juízes, promotores e servidores.

Em ato contínuo, o coordenador de infraestrutura do TRE-PB, Sylvio Rogério, proferiu palestra com foco nos temas: ‘Convocação de Mesários’, ‘Sistemas Eleitorais’ e ‘Transmissão de dados’.

A convocação de mesário está sendo feita por meio de aplicativo de mensagem eletrônica (Resolução nº 23/2024-TRE-PB). Sobre o tema, Sylvio informou que em menos de um mês do lançamento do aplicativo, 66,6% do número de mesários contados confirmaram a convocação.

O tema ‘Poder de Polícia’ foi explanado pelo magistrado Max Nunes de França, juiz auxiliar da vice-presidência do TRE-PB.

Combate à Desinformação foi o tema abordado pela diretora-geral do Regional, Andréa Ribeiro de Gouvêa. A diretora apresentou instruções recentes sobre o tema em questão, indicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A parte de explanações contou, também, com a participação do servidor José Augusto de Oliveira Neto, que abordou o tema ‘Plano de Ações de Acessibilidade – Eleições 2024’.

Presença

A reunião contou com as presenças dos juízes e juízas eleitorais Rodrigo Augusto (Monteiro), Juliana Accioly Uchoa (Sumé) e José Irlando (Serra Branca). Foi registrada, também, a presença dos promotores e promotoras Bruna Marcela, Paulo Ricardo Leonardo Cunha, além dos chefes de cartórios Makarena Nunes (29ª ZE), Patrício de Oliveira (43ª ZE) e Niralice de Pontes (58ª ZE).

/valternogueira/ascom/tre-pb/

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify