Foto: Reprodução/Internet

Pacote militar inclui munições de defesa aérea e cartuchos de artilharia

Os Estados Unidos anunciaram, na segunda-feira (29), o envio de um novo pacote militar no valor de US$ 1,7 bilhão à Ucrânia. A assistência inclui munições de defesa aérea para proteção contra ataques russos e cartuchos de artilharia. Os equipamentos, segundo o governo, vêm sendo cobrados diariamente pelos soldados de Kiev.

“Estamos a enviar à Ucrânia um novo pacote significativo de munições urgentemente necessárias. Este é o nono pacote de assistência à segurança autorizado a ajudar a Ucrânia desde a assinatura da Lei de Dotações Suplementares de Segurança da Ucrânia”, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.

Ao todo, serão US $ 200 milhões em equipamentos que serão retirados dos estoques militares norte-americanos e enviados para os campos de batalha na Ucrânia, e cerca de US $ 1,5 bilhão em novos pedidos de produção.

Pelas redes sociais, o presidente Volodymyr Zelensky agradeceu o governo Biden e o Congresso pelo envio. Ele disse que o pacote inclui itens críticos para fortalecer a defesa das tropas ucranianas, uma vez que as forças russas continuam avançando no território. “Essa assistência contínua nos permite proteger pessoas dos ataques russo”, disse.

guerra na Ucrânia está se encaminhando para o seu terceiro ano. A invasão russa, que começou em fevereiro de 2022, continua pressionando o leste do país, onde Moscou possui regiões ocupadas. Nos últimos meses, os russos intensificaram a ofensiva, conseguindo algumas conquistas territoriais. A última foi a vila de Vovche, nesta semana.

Com informações do SBT News