Foto: Reprodução/Internet
Um MEI (Microempreendedor Único) que precisa de dinheiro pode encontrar no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a solução para o microcrédito, uma linha de crédito voltada exclusivamente para quem quer fazer.
O empréstimo do BNDES pode chegar a R$ 21 mil, e é destinado a empreendedores de pessoas físicas e jurídicas em atividades produtivas de pequeno porte, ou seja, aqueles que recebem renda ou receita bruta igual ou inferior a R$ 360 mil em cada ano-calendário.
O crédito pode ser utilizado para capital de giro e investimentos como obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados, compra de insumos e materiais.
A taxa de juros dos micros empréstimos do BNDES chega a 4% ao mês. Além disso, poderá ser cobrada uma taxa de abertura de crédito de até 3% sobre o valor financiado.
O valor do financiamento e a taxa de juros são determinados pelo agente operacional, de acordo com limites pré-determinados. Uma vez que a ONDE não está diretamente envolvida no apoio aos microempreendedores, os interessados devem contactar os operadores de microcrédito da sua cidade/região, que analisarão a possibilidade de concessão de crédito e as condições de financiamento. Também é possível enviar a solicitação pelo canal MPME.
O BNDES alerta que não endossa ou nomeia assessores (pessoas físicas ou jurídicas) como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito.