Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Câmara aprova regime de urgência para quatro projetos destinados a aliviar pessoas e empresas afetadas pelas cheias do Rio Grande do Sul

ByRWN - Redação

jul 18, 2024 #aliviar pessoas, #Câmara aprova, #cheias do Rio Grande do Sul, #empresas afetadas, #quatro projetos destinados, #regime de urgência
Foto: Reprodução/Internet

 

Quatro projetos destinados a dar um alívio para a população e as empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul ganharam regime de urgência e podem ser votados pelo Plenário da Câmara logo depois do recesso parlamentar.
Com o regime de urgência, as propostas não precisam ser analisadas pelas comissões permanentes da Casa.

Um dos projetos (PL 1915/24) prevê medidas emergenciais em apoio aos setores de transporte, turismo, cultura, eventos, shoppings, restaurantes e bares.
Entre outros pontos, a proposta zera, para as empresas desses setores, as alíquotas de Imposto de Renda e de algumas contribuições sociais, como CSLL, PIS e Cofins. A medida valerá durante o estado de calamidade pública oficial.

Outro projeto (PL 2020/24) institui o programa Retoma RS, com o objetivo de preservar empregos. Estão previstas medidas temporárias como banco de horas, teletrabalho, antecipação de férias e concessão de férias coletivas.

O texto também garante o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores e redução de tributos para as empresas e pessoas físicas afetadas.
O regime de urgência foi aprovado de maneira simbólica pelo Plenário, mas deputados gaúchos cobraram medidas complementares, como o perdão da dívida do Rio Grande do Sul com o governo federal. Foi o que disse a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS).

“O governo fez importantes anúncios, como a suspensão do pagamento da dívida, mas esse estoque vai ficar para depois. Então, nós seguimos a luta pela anistia e pela reconstrução ser abatido da dívida do Rio Grande do Sul. Até porque é uma lógica perversa essa questão da dívida da União com os Estados.”
A Câmara já analisou outras medidas para aliviar a situação dos atingidos pelas cheias, como lembrou o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que defendeu a aprovação das propostas também pelo Senado.

LEIA TAMBÉM  Câmara aprova volta do pagamento obrigatório do seguro DPVAT, que agora terá cobertura maior e se chamará SPVAT

“Todos os projetos de diferentes parlamentares foram apresentados. Apresentou-se também o projeto da Fernanda Melchionna, da questão da conta de água. O projeto de eventos, que já foi sancionado pelo presidente da república, de minha autoria. E o projeto de Maria do Rosário e Gleisi Hoffmann, que trata da isenção de IPI para móveis e para linha branca, que está no Senado e o senador Rodrigo Pacheco recebeu a comitiva e disse que vai colocar com urgência, e é preciso que o faça porque faz 45 dias que aprovamos. Muitas pessoas já compraram móveis e geladeiras, mas há muitos ainda que precisam.”

Também ganhou regime de urgência projeto (PL 78/24) que estabelece auxílio financeiro do governo federal ao Rio grande do Sul para compensar perdas de arrecadação de ICMS e ISS.

Outro projeto que também pode ser votado diretamente em Plenário (PL 2493/24) reabre o prazo para contribuintes e empresas aderirem ao Programa Especial de Regularização Tributária, o Pert.

Os autores dos projetos argumentam que as cheias afetaram mais de 2 milhões de pessoas em mais de 400 municípios e comprometeram 80% da economia do Rio Grande do Sul.

Com informações da Rádio Câmara, de Brasília, Antonio Vital

Navegação de Post

Projeto busca apoio financeiro do governo para Instituições de Longa Permanência para idosos carentes.
Dois celulares são roubados ou furtados por minuto no Brasil
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Esportes

Tudo parece mais difícil para o Botafogo-PB na Série C

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Política

Triunvirato em ruínas: Walber critica Cabo Gilberto por tentativa de reaproximação com Nilvan

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Paraíba

Na Paraíba: lei que destina couvert artístico exclusivamente a músicos vai parar na justiça

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Política

“Aqui ele não põe mais os pés”, diz Eliza Virgínia ao proibir entrada de José Belo na CMJP

20 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.