Foto: Reprodução/Internet

Segundo noticiado, a entrada em vigor da Medida Provisória das Compensações, que onera o setor produtivo e parte dos municípios para repor perdas de arrecadação, já está afetando o agro.

Isso a China, o maior comprador de commodities do mundo, deixaram de fazer negócio com produtores de soja daqui e compraram pelo menos 208 mil toneladas de soja desde que a mudança foi anunciada na última terça-feira (4), segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA.

As vendas relâmpagos foram as primeiras transações do tipo desde janeiro.

O fato cai como uma bomba, considerando que o Brasil é o maior exportador mundial de soja e demonstra que a reação dos diversos setores produtivos pela derrubada da chamada MP do Fim do Mundo, é acertada.

Segundo o Infomoney, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já considera retirar a MP, antes mesmo que ela caia por ação dos parlamentares no Congresso Nacional.

“A China está comprando suprimentos dos EUA porque os compradores no Brasil não podem repassar esses custos mais elevados ao agricultor”, disse Victor Martins, gerente de risco para a América Latina da Amius. “Eles estão pagando mais porque as ofertas no Brasil são reduzidas”.

Os EUA também venderam 152 mil toneladas de milho para destinos desconhecidos no período, movimento que alguns traders também atribuíram à mudança tributária.

Com informações do Jornal do Agro