Foto: Reprodução/Internet
A Sociedade Brasileira de Cardiologia, criou um instrumento na internet “O Cardiômetro”, a sua atuação e muito importante para o cidadão brasileiro, pois indica em tempo real o número de mortes por doenças cardiovasculares no País.
O monitoramento e a cada minuto, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).
As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.
O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.
Fica o alerta, cidadão brasileiro, cuidado, só nestes 136 dias do ano (1 de janeiro a 16 de maio de 2024), já morrem 150.432 pessoas no País, uma media de 1.106 por dia, um verdadeiro absurdo, e não vemos nenhum trabalho (campanha) do ministério da saúde, no sentido de orientar a população com relação aos problemas cardiovascular.
Confira o cardiômetro:
Acesse: http://www.cardiometro.com.br/