Capitão vai pra cima de Lula e questiona sigilo de fugas em presídios (veja o vídeo)
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) impôs sigilo ao número de fugas ocorridas nos presídios brasileiros em 2023. Como justificativa, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), que é vinculada ao MJSP, alegou que a divulgação das informações poderia “pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população”.
Curiosamente, a imposição de sigilo aconteceu após a fuga no presídio federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, que seria de segurança máxima…
Em entrevista exclusiva ao Fator Político BR, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) criticou a decisão do governo Lula:
“No âmbito da Comissão de Segurança Pública da Câmara, fizemos uma convocação para o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para entender por que estão restringindo o acesso aos dados. Colocar em sigilo estatísticas, condições das fugas, perfil dos criminosos, não é prudente. Todos os sistemas penitenciários do mundo trazem dados e mostram as falhas para propor soluções. Se a gente não sabe quantos fugiram, como fugiram, como propor melhorias? O que o Ministério da Justiça tem a esconder?”, questionou o deputado.
Veja o vídeo: