Foto: Reprodução/Internet

Aeronave não tripulada atingiu fábrica responsável pela produção de drones Shahed iranianos;

12 pessoas ficaram feridas

Um ataque kamikaze ucraniano contra um complexo industrial na República russa do Tartaristão deixou 12 pessoas feridas na tarde desta terça-feira (2). Foram atingidas as instalações de uma das principais refinarias do país e uma fábrica responsável por construir drones Shahed, projetados pelo Irã.

Para a ação, a Ucrânia utilizou um avião modificado para voar sem piloto e lotado de explosivos. Imagens do momento do ataque circularam nas redes sociais.

As instalações ficam localizadas nas cidades de Yelabuga e Nizhnekamsk, localizadas a mais de 1.200 quilômetros do leste da Ucrânia. O país não reivindicou a autoria, mas, se confirmada, será o contra-ataque mais profundo de Kiev em território russo desde o início da guerra, há mais de dois anos.

O Tartaristão é conhecido por ser uma das mais desenvolvidas unidades da Federação da Rússia. A refinaria de Nizhnekamsk, por exemplo, representa 2,6% do refino total de petróleo da Rússia.

Segundo as autoridades locais, o ataque teria sido frustrado pelas defesas aéreas. Já o prefeito de Yelabuga, onde fica localizada a planta industrial responsável pela montagem de drones iranianos, informou que a ação não interrompeu a produção.

A ação de hoje faz parte de uma série de ataques recentes da Ucrânia contra a Rússia. Anteriormente, o país já lançou ataques de drones em São Petersburgo e arredores.

Com informações da AFP