Last updated on abril 20th, 2024 at 12:33 pm
Foto: Reprodução/CMJP
Presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho (PSD) fez a entrega da homenagem, que foi proposta pelo então vereador Renato Martins (Avante)
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (18), sessão solene para entrega da Comenda Talento Esportivo a Francisco de Assis Di Lorenzo Serpa. O presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (PSD), presidiu a sessão, que foi proposta pelo então vereador Renato Martins (Avante).
Dinho falou da justificativa e relevância da entrega da Comenda Talento Esportivo. “Francisco Serpa representa a história viva, uma lenda do futebol paraibano. Possui uma coluna no jornal A União sobre futebol, que nesta sexta-feira (19) completa 10 anos, trazendo todos os fatos sobre o futebol paraibano, brasileiro e mundial. O reconhecimento é mais do que merecido, e vale salientar que foi proposta pelo ex-vereador Renato Martins. Serpa possui um talento inimaginável de contar os ‘causos’e lendas do futebol paraibano, e estou muito feliz de participar da entrega dessa honraria”, disse.
O vereador Zezinho Botafogo (PSD) contou algumas histórias vividas com o homenageado e enfatizou qualidades dele. “Gostaria de parabenizar o então vereador Renato Martins pela autoria dessa homenagem, pois Serpa é merecedor dela. Ele é uma pessoa que busca constantemente resgatar as pessoas que fizeram história no futebol paraibano, e que hoje vivem no anonimato, para motivá-las e fazer com que elas sintam que são importantes na vida de todos nós”, acrescentou.
O autor da propositura, ex-vereador Renato Martins, pontuou que esse título é muito justo. “Eu tive o prazer de conhecer o talento de Francisco Serpa, a partir de uma manifestação que ele faz no jornal A União, com uma capacidade de poesia que impressiona, marca e é didática. Essa qualidade de registrar a vida de cada uma dessas pessoas e times é um esforço profundo que merece aplausos, e que cada vez mais pessoas abracem essa questão. A memória é o que nos torna eterno”, destacou.
O ex-vereador e ex-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, disse que homenagear Serpa é também homenagear todos que fazem parte do futebol paraibano, dos “Causos e Lendas” e todos que fizeram história na Federação Paraibana de Futebol.
Por fim, o homenageado, Francisco Assis Di Lorenzo Serpa, concluiu dizendo do sentimento de gratidão pela homenagem recebida. “A responsabilidade com o nosso trabalho aumenta mais ainda, através da coluna ‘Causos e Lendas’, que é veiculada todos os sábados, só sobre o futebol do passado. É muito gratificante receber hoje o reconhecimento por parte da CMJP”, finalizou.
Participaram ainda da sessão Ailton Cavalcanti, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (Acepb); os ex-vereadores Tavinho Santos, Chico Matemático e Naná Montenegro; Sérgio Meira, ex-presidente do Botafogo da Paraíba, entre outros.