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A notícia divulgada pelo canal especializado em finanças e ‘comparação de riquezas’, Forbes, revela algo absolutamente impensável alguns anos atrás, principalmente quando essa comparação envolve uma empresa da China, com poucos anos de vida e as tradicionais e gigantescas indústrias de automóveis dos Estados Unidos.

Mas o fato é que as ações do grupo chinês de eletrônicos Xiaomi – até então mais conhecidos mundialmente por seus produtos na linha de telefonia celular e acessórios do mesmo segmento, acabaram de subir 16% nesta terça-feira (2), depois que a companhia lançou na semana passada um carro elétrico.

Assim, “as ações da Xiomi atingiram o maior valor desde janeiro de 2022 no primeiro dia de negociação desde o lançamento na última quinta-feira do primeiro carro da companhia, que segue o estilo da Porsche. As ações perderam parte da força mais para o final da sessão, mas encerraram com salto de 9%, o que elevou o valor de mercado da empresa em US$ 4 bilhões (R$ 20 bilhões)”, relata a Forbes.

Na máxima do dia, a Xiaomi teve uma avaliação de US$ 55 bilhões (R$ 277 bilhões) – maior do que a das tradicionais montadoras norte-americanas General Motors e Ford, com valores de mercado de US$ 52 bilhões (R$ 262 bilhões) e US$ 53 bilhões (R$ 267 bilhões), respectivamente.

O SU7 lançando pela Xiaomi – abreviação de Speed Ultra 7 – entra em um mercado de veículos elétricos lotado na China com um preço que chama a atenção – menos de US$ 30 mil (R$ 151 mil) para o modelo básico, mais barato que o Model 3 da Tesla na China.

Segundo a Xiaomi, cujas finanças são consideradas mais sólidas do que a da maioria de suas concorrentes no setor de carros elétricos, no qual acaba de se aventurar, os potenciais compradores do sedã podem enfrentar tempos de espera de quatro a sete meses para receberem o carro, em um sinal de demanda robusta.

Na última sexta-feira, a empresa informou que havia recebido 90 mil encomendas antecipadas do veículo nas primeiras 24 horas de vendas.

A Xiaomi, que obtém a maior parte de sua receita de US$ 37,5 bilhões (R$ 186 bilhões) com a venda de smartphones, já produziu 5 mil unidades do SU7.

O lançamento do SU7 cumpre a ambição de Lei, que anunciou a incursão da empresa nos veículos elétricos em 2021, prometendo investir 10 bilhões de dólares no setor automotivo como “o último grande projeto empresarial” de sua vida.

Com informações do Jornal do Agro