Foto: Cristiano Santos/Belo

Treze jogando fora de casa, se impôs diante do Botafogo-PB para vencer o Clássico Tradição. Na noite desta quarta-feira (13), no estádio Almeidão, em jogo da 8ª rodada. Com a vitória,  Galo assume a liderança agora com 18 pontos em oito partidas. Por outro lado, o Belo permanece com 17 pontos, em oito partidas na segunda colocação do Estadual.

Como foi o jogo

Querendo tomar para si a liderança do Campeonato Paraibano, o Treze, mesmo jogando fora de casa, foi quem deu as cartas no início do Clássico Tradição. Diante de um Botafogo-PB em ritmo lento, o Galo da Borborema conseguia conectar boas jogadas, mas pecava nas finalizações na hora de levar perigo efetivo à meta de Dalton.

Os donos da casa só começaram a se soltar para o campo de ataque a partir dos 25 minutos, quando tiveram uma boa oportunidade com Bruno Leite. O camisa 10 do Belo recebeu bola na entrada da área e arriscou um chute, que saiu pela linha de fundo.

Nos minutos finais, com as duas equipes prezando pela marcação para não saírem em desvantagem para o intervalo, o jogo se tornou faltoso, com lances ríspidos de sobra e pouca emoção para os torcedores presentes no Almeidão.

Apesar das mudanças do técnico Moacir Júnior, que sacou os pontas Jean Silva e Paulinho para as entradas de Dudu e Dayvison, quem continuava apresentando mais vontade em campo era o Treze, que volto pressionando como no início do primeiro tempo.

Assim, logo aos 6 minutos, o ímpeto do time de Campina Grande finalmente foi recompensado. Após chutão do goleiro Igor Rayan, a bola se apresentou para o atacante Xandy. O jogador do Treze aproveitou a exitação do zagueiro Luís Fernando, avançou e acertou belo chute colocado para balançar as redes de Dalton.

Em desvantagem e com o apoio da sua torcida, o Botafogo-PB tentou inverter o domínio de jogo e passar a pressionar o Treze. Contudo, com a subida para o ataque, o Belo deixava sua defesa exposta para os contragolpes ligados pelo Galo.

Dessa forma, o time de Campina Grande chegou ao seu segundo gol com uma pintura. Aos 21, Will Viana recebeu bola na intermediária e acertou um chutaço, sem chances para Dalton, que ampliou o placar para os visitantes.

Atônito, o Botafogo-PB não teve mais forças para reagir após o 2 x 0. Inclusive, a torcida do Belo passou a gritar “Olé” para o toque de bola do Treze em forma de protesto após o segundo gol.

Na reta final, o Treze ainda teve mais uma boa chance para ampliar o placar com Edmundo. Em mais um chute longo, o meio-campista do Galo bateu forte e acertou o travessão do goleiro Dalton.

Confira a arbitragem

Árbitro central: Willian Cácio de Oliveira
Árbitro assistente 1: Rafael Guedes de Lima
Árbitro assistente 2: Schumarcher Marques Gomes
Quarto árbitro: Afro Rocha de Carvalho

Gols:

Botafogo: não marcou
Treze: Xandy (6’\2º T) e Will Viana (22’\2º T)

Cartão Amarelo:

Botafogo: Pedro Ivo, Kiko e Wendel Lomar
Treze: Luís Fernando e Igor Rayan

Cartão Vermelho:

Botafogo: não levou
Treze: não levou

As equipes alinharam assim:

Botafogo: Dalton; Lenon, Douglas, Wendel Lomar e Evandro; Rodrigo, Pedro Ivo (Júlio Rusch) e Bruno Leite (Bruno Mota); Jean Silva (Dudu), Paulinho (Dayvison) e Pipico (Kiko). Técnico: Moacir Junior.

Treze: Igor Rayan; Van (Pedrão), Luís Fernando, Rafael Castro e Higor; Juninho, Gui Campana (Matheus Chaves) e Edmundo; Will Viana (Rubens Carvalho), Xandy (Felipe Pacajus) e Thiaguinho (Rickelme). Técnico: William De Mattia.