Foto: Reprodução/Internet

Clima deve continuar quente e úmido nesta quarta-feira (20), com previsão de temporais em 13 estados e o Distrito Federal. Confira

Às 00h06 desta quarta-feira (20) (pelo horário de Brasília) o outono começou no Brasil e em todo o hemisfério sul do planeta Terra. A previsão é de que o primeiro dia da nova estação seja quente e úmido como o verão, de acordo com o Climatempo.

Após recordes de calor registrados no final de semana e a sensação térmica chegando a 62,3º C no Rio de Janeiro no último domingo (17), a temperatura deve reduzir um pouco em algumas capitais a partir de sexta-feira (22), segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet). Entre hoje e amanhã os termômetros devem continuar registrando temperaturas acima de 30º C em todo o país, com risco de temporais.

Com o início da nova estação, o interesse de busca pelo tema no Google Brasil apresentou uma alta significativa. As informações são da ferramenta Google Trends.

O Inmet emitiu alerta de perigo até quinta-feira (21) para chuvas intensas no Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Tocantins.

El Niño começou a perder a força e La Niña pode voltar

O fenômeno climático El Niño, que atingiu o pico entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, começou a perder força no início de março, segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O El Niño é um fenômeno climático natural que aquece a superfície do oceano no Pacífico tropical central e oriental, alterando o clima e a formação de tempestades pelo mundo.

Já o La Niña, que provoca o efeito inverso, de diminuição da temperatura, com o resfriamento das águas superficiais do Pacífico e de mudanças na circulação atmosférica tropical, pode voltar em junho, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos EUA.

Com informações do SBT News