Foto: Reprodução/Internet

A Operação Nexus, deflagrada pelo Ministério Público do Paraná, por meio dos Núcleos de Curitiba e Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), investiga o crime de tráfico de drogas vinculado à aquisição e prescrição de medicamentos controlados de uso veterinário.

A partir de denúncias, as investigações, realizadas por auditores fiscais federais agropecuários da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Paraná (SFA/PR), revelaram que as substâncias cetamina e mefentermina estavam sendo adquiridas e prescritas em quantidades muito acima do normal e fora dos padrões observados na prática veterinária regular.

A cetamina, conhecida como uma droga recreativa, também é usada para sedação em golpes como o “boa noite, Cinderela”. Já a mefentermina, indevidamente empregada para melhorar o desempenho em atividades esportivas, também estava sob investigação.

Três médicos veterinários foram identificados como alvos das medidas tomadas durante a operação.

O objetivo é verificar a destinação dessas substâncias, seja para uso legítimo em procedimentos veterinários ou para fins recreativos ou criminosos. Além disso, a investigação busca identificar possíveis redes de contato com traficantes ou usuários.

Documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos durante a operação serão analisados em conjunto com os elementos de prova já coletados.

Com informações do Jornal do Agro